Olá pessoal, hoje vamos falar sobre o Uso de telas em excesso. Um assunto que está cada dia mais presente em nossa rotina. Sendo assim, quero compartilhar com vocês algumas consequências que podem impactar a vida dos nossos pequeninos de uma forma bem negativa. 

Uso de telas em excesso
Fonte: karlyukav – br.freepik.com

Dessa forma, se quer saber como trabalhar melhor esse problema e ver os seus filhos com um bom desempenho na escola e na vida, venha comigo que vou te contar tudo o que vocês precisam saber.   

Aparelhos eletrônicos e suas consequências!

Com a pandemia nos deparamos com uma realidade cheia de adaptações, tanto para nós, quanto para os pequeninos. Nessa nova realidade o uso de telas em excesso se tornou um grande problema, pois temos aula online, home office e o tempo de lazer. Afinal quem é que não gosta de passar um tempo à frente da TV, do computador e principalmente dos celulares. 

Infelizmente, com esse novo normal passamos muito mais tempo na frente das telas do que realmente deveríamos e nessa jornada nossos pequeninos caminham juntos com a gente. Porém, isso traz grandes consequências para nós e principalmente para os nossos filhos.    

O uso abusivo de telas pode promover em nossos filhinhos uma atrofia do córtex cerebral. Não sabe o que é isso?Pode deixar que te explico. Essa é uma parte do nosso cérebro que é responsável pela receptividade de informações como tato, audição, visão e paladar. Desse modo, o uso constante desses aparelhos podem implicar no desenvolvimento dessas funções, preocupante não é mesmo ? 

Além disso, eles acabam sendo menos estimulados do que se estivessem fazendo outras atividades. Outro ponto importante é que as crianças não possuem uma maturação cerebral, ou seja, possuem dificuldades para lidar com alguns estímulos.

Então  pré frontal que é uma área do cérebro que está relacionada  tanto ao controle de comportamentos, quanto à sociabilidade e a interação social. Em consequência, da ausência de maturação cerebral as crianças possuem dificuldades de controlar seu impulsos, além de terem menor desenvolvimento em matemática e linguagens. 

Ficaram chocadas com isso, pois bem agora vou te ajudar a tirar essa realidade da sua vida, vamos nessa ? 

5 Dicas essenciais para evitar uso de telas em excesso!

  • 1: Faça um planejamento de rotina. Dessa forma,  para que ele seja eficiente inclua seus filhos na montagem desse cronograma, para que eles não se sintam obrigados a fazer algo, mas que sintam que estão mais à vontade para realizar as tarefas longe dos eletrônicos. 
  • 2: Combine que as tarefas devem ser feitas primeiro e que não adianta correr para realizá-las, pois haverá um tempo separado para eles usarem os celulares e demais aparelhos eletrônicos.
  • 3: Dê exemplo, seus filhos te vêm  como espelho, então se você também fica nos eletrônicos por muito tempo eles tendem a fazer o mesmo. 
  • 4: Separe um tempo de brincadeira para o seu filhos, em que por um período ele brincará sozinho explorando a imaginação e em outro momento você fará parte desse momento. 
  • 5: Por fim, mostre as consequências positivas e negativas  do cumprimento ou não do combinado. 

E esse foi o conteúdo de hoje, o que acharam? Deixe aqui seu comentário e se gostou te convido a acompanhar meu blog, um beijo e até a próxima!