Você sabe por que um sutiã de amamentação ideal? Nesse contexto, quando uma mulher engravida, naturalmente o corpo muda. Por conta disso, ele precisa acomodar aquela nova vida que está por vir. Dessa forma, uma das regiões nas quais essa transformação fica mais evidente são os seios. Inclusive, há quem suspeite de uma gestação, inicialmente, apenas por causa deles. Logo de cara, eles ficam mais sensíveis. E vão aumentando de tamanho conforme o leite materno vai sendo produzido para alimentar o bebê.
Após o parto, as mamas devem ser cuidadas pela puérpera para tornar o processo de amamentação o mais suave e indolor possível. Existem várias técnicas, inclusive as recomendadas por médicos. Implementado durante a amamentação da mulher.
O que é realmente consistente é o uso de sutiãs de amamentação. Veja quais são as vantagens de usa-lo e como escolher o sutiã de amamentação ideal para você.
Por que investir em sutiã de amamentação?
Em primeiro lugar, uma das vantagens desse tipo de vestimenta é que proporciona conforto à mãe, pois acomoda melhor os seios que ficaram maiores com o leite materno. Além disso, as alças dos sutiãs de amamentação são mais largas do que os sutiãs comuns. Dessa forma, o peso do tórax pode ser melhor distribuído, de forma a não sobrecarregar as costas e evitar dores nas costas.
Um outro ponto importante, se você escolher um modelo sem bordas e tecidos como o algodão, ele vai se adaptar às mudanças. Isso ocorre nas mamas nas primeiras semanas e meses. O sutiã ideal para amamentar geralmente não tem costuras na área do mamilo e da aréola. Isso é essencial porque está mais sensível nesta fase. Faz você se sentir segurança e conforto ao mesmo tempo.
Outro benefício incrível é que facilita a amamentação por possuir zíper na frente. Dessa forma, você não precisa levantar ou tirar o sutiã toda vez que precisar alimentar seu bebê.
Por fim, também é feito de materiais cuidadosamente considerados para evitar ferir a pele sensível dos bebês e evitar alergias que outros tecidos podem causar. Agora que você sabe a importância de investir neste item, aqui estão algumas dicas para escolher o melhor sutiã para você.
Importância da numeração sutiã de amamentação
A primeira dica para escolher o sutiã certo para amamentar é escolher um sutiã um ou dois tamanhos maior do que o que você costuma usar. Lembre-se de que os seios podem ficar maiores durante a gravidez e até mesmo depois do nascimento do bebê. Portanto, se você tentar usar um sutiã do mesmo tamanho de antes da gravidez, ele ficará apertado e seus seios doerão muito.
Às vezes você nem percebe que as roupas que está vestindo são muito pequenas. Portanto, ao tirar o sutiã, certifique-se de que a área da alça ou a pele sob o sutiã esteja vermelha. Se isso acontecer, pode ser um problema de tamanho.
Evite modelos com aro e bojo
Se você quer o máximo possível de conforto nessa fase, escolha um sutiã que não tenha bojo e nem aro. Além de acomodar melhor os seios sem machucar, esse modelo consegue acompanhar melhor o crescimento das mamas, como comentamos no início. Portanto, você vai poder utilizá-lo durante todo o período em que estiver amamentando sem problema algum.
E é até uma questão estética (embora isso esteja longe de ser o mais importante). Como os seios já ficam bem maiores na gravidez, o bojo acrescenta um volume extra e você pode não se sentir bem com as suas roupas por conta disso.
Tecidos macios para sutiã de amamentação
Quando for escolher o seu sutiã de amamentação ideal, dê prioridade para as peças de tecido macio e flexível, que vai se adaptar facilmente ao seu corpo sem deixar de ter a firmeza e sustentação necessárias.
Um bom exemplo é a microfibra, composta de poliamida e elastano, porque além de ter todas essas características, ela também proporciona uma boa comodidade térmica, sem deixar a região abafada. E além de tudo isso, é um tecido que tem a vantagem de secar rápido, o que evita maus odores ou mesmo a proliferação de bactérias e outros agentes nocivos.
Fácil abertura
Praticidade é tudo para quem tem um bebê recém-nascido em casa! Por isso, uma dica de ouro é observar se o modelo escolhido realmente é fácil de ser aberto na frente, na hora de amamentar. Pense que você vai estar com o bebê nos braços nesse momento.
E em muitos momentos você pode estar sozinha e precisar amamentar. Por isso, o sutiã de amamentação ideal deve ser aberto com apenas uma das mãos, mas, ao mesmo tempo, ser seguro o suficiente para não abrir sozinho.
Cores neutras
O recomendado é que por todo o período em que estiver amamentando, você utilize apenas esse tipo de sutiã. Por isso, aposte em cores neutras como branco, preto e bege/chocolate, para que você possa ter uma opção para usar com todas as roupas do seu armário.
Quantos comprar?
Você vai usar muito o sutiã de amamentação por alguns meses, no entanto, depois que parar de amamentar. A peça não terá mais muita utilidade (a menos que você doe para alguém ou numa próxima gestação). Embora isso seja algo mais pessoal, uma boa quantidade são três peças: uma que vai estar no seu corpo, uma que vai estar na lavanderia para lavar ou esperando secar e outra na gaveta.
Com três sutiãs de amamentação você consegue se virar bem nesses primeiros meses de vida do bebê. Deixe de lado os sutiãs convencionais por enquanto, eles não vão ficar confortáveis. Podem dificultar o momento de amamentar e deixar você estressada. E tudo que uma mãe com bebê recém-nascido não precisa é um motivo para se estressar, certo? Ah, mais uma dica, invista também em camisolas de amamentação que facilitarão sua vida na hora do sono!
Se você gostou desse texto veja também: Mala da Maternidade da mamãe, e agora o que levar? e Sobre Referências e a maternidade
Aproveite também para me seguir nas redes sociais e no meu canal no You Tube, te vejo lá!