E aí o nervosismo está pegando e você precisa saber como ser mais paciente? Bom, pode até parecer que não, no entanto, a paciência ou até mesmo tolerância está intimamente ligada a nossa necessidade das coisas acontecerem do nosso jeito.
Assim, a raiz da impaciência está ligada a sair da zona de conforto, da forma com que deseja se que as coisas sejam feitas e até mesmo o tempo das coisas acontecerem.
Dessa forma, o mundo que vivemos a própria correira, o cansaço, o tanque vazio acelera esse processo de impaciência. Assim, o que é valorizado é o resultado, a rapidez e a eficiência como contra ponto para dar o sentimento amada, aceita, bem avaliada como boa mãe.
O que pode me ajuda a sair do lugar da impaciência para paciência.
O como ser mais paciente parte a princípio de um lugar de reflexão. Senso assim, essa caminhada é um convite para auto avaliação e para sair do piloto automático.
Assim, ao invés de reagir criando expectativa altas e exigências de coisas das nossa maneira, dispõe se a observar, flexibilizar e se preparar para que talvez as coisas saiam do controle.
Dessa forma, no nosso ponto paciente é possível ter tempo para refletir: agir com flexibilidade, observar o outro, não mais querendo ser aceito pelo desempenho e dando espaço para primeiro aceitar.
Assim, pense nesses dois pontos abaixo:
1.O que te tira do automático
2. O que te abre espaço para reflexão
Faça um comparativo a caminho de como ser mais paciente
É importante questionar a si mesma, se observar, para encontrar outras maneiras de comportar.
Manter o seu tanque de necessidades básicas é um ótimo caminho para começar. Assim, é necessário entender, como eu encho meu tanque, cuido do meu tanque de paciência para que eu posso transbordar uma relação diferente com as pessoas.
Segue abaixo algumas formas de encher o seu tanque, o objetivo dele é que sirva de inspiração para sua auto-avaliação:
- Um bom sono
- Organização do tempo: para eu não explodir, querer as coisas do meu jeito, rápido, no meu tempo, perfeito. Assim, é necessário me planejar com um tempo extra para cada tarefa para dar liberdade para que o outro faça do jeito e no tempo dele.
- Boa alimentação
- Estar em família
- Exercício físico
- Comunicar minhas necessidades, de maneira assertiva e respeitosa.
São alguns exemplos de coisas que você pode se observar, para analisar o seu tanque. Dessa forma, você pode verificar que tipo de coisa, hábitos que vão encher o seu pote de amor e te possibilitarão a se desenvolver de forma mais flexível e se relacionar com as pessoas de maneira mais saudável.
Muito importante cuidar sempre da expectativa e da realidade. Alinhe sempre o que você espera das relações a sua volta, dos seus relacionamento e de você mesma. Assim, uma avaliação acertada vai evitar que você se fruste esvazie assim, o seu tanque.
É preciso ter uma exigência saudável, com leveza, de forma que traz saúde . De me impulsionar sim, mas de ser leve e não uma cobrança nociva.
As relações são um presente, sembre-se disso !
Se você gostou desse poste confira também Culpa: Nasceu uma mãe e ela vem junto! e Parceria na vida a dois, é possível?