Aproveitar cada minuto da infância dos nossos filhos é muito importante. Por isso hoje eu quero falar sobre a importância das refeições com as crianças e que é possível fazer desses momentos, momentos Leves e Tranquilos.
Muitas vezes a gente vive no corre corre de tantos afazeres que alguns momentos preciosos passam sem que a gente nem perceba.
Dessa forma, esse texto não se trata de regras absolutas e nem foi escrito para dizer para você faça isso ou não faça isso, de jeito nenhum. Assim, aproveite o que faz sentido para você e faça as adaptações aí necessárias, de acordo com a rotina da sua casa.
O desenvolvimento dos nossos, a infância e a formação da sua personalidade nos trás muitos desafios como mãe e pai não é mesmo? Por isso, que o meu convite para você é vamos juntos , aprendendo, na busca de ser a melhor versão de mãe e pai que podemos ser, vamos lá?
Quando surgem os principais problemas da maternidade?
Quer queira quer não, a medida que as crianças vão crescendo e se desenvolvendo vão aparecendo os desafios. Dessa maneira, é que vão aparecendo os comportamentos que nos desafiam e não sabemos o que fazer.
Assim, vamos tentando de tudo, repetimos tudo que sabemos e vivemos, e nem sempre repetir dá certo, e inquestionavelmente, vamos nos desgastando e ficamos cansadas de tanto tentar. Aa… isso com toda certeza também já aconteceu comigo.
No entanto, a maternidade não é para ser vivida assim. Dessa forma, ela acaba virando um peso e não uma alegria. Certamente, que eu não estou falando aqui de uma utopia …ai vai ser tudo maravilhoso! Claro que não isso não existe. Vão ter momentos difíceis vão , entretanto, essa dificuldade ela precisa ser uma fase e não uma rotina.
Refeições com as crianças, um verdadeiro sonho!
A alimentação, e o momento das refeições pelo aqui em casa sempre foi algo que eu visualizei como sonho, sabe?Assim, eu sempre admirei e gostei de comer a mesa, na minha casa a gente sempre fez isso e eu tenho lembranças muito gostosas desses momentos na minha infância … de cafés da manhã em família. Então isso sempre foi algo que eu quis que acontecesse aqui em casa, com meus filhos também.
Dessa forma, o momento da refeição aqui em casa é um momento de conexão, da gente conversar, e aproveitar esse momento para estar próximo. Ao contrário do que acontece em muitas casas não utilizamos eletrônicos ou outro tipo de distrações por aqui. Até uma coisa que gosto muito é colocar um música ambiente, bem gostosa ao fundo em algumas refeições.
Entretanto, é claro que a gente sabe dos desafios que esse momento muitas vezes é . No entanto, eu tenho um ideal para mim que além de ser um momento de se nutrir com coisas saudáveis a gente esteja junto, seja gostoso, criem memórias positivas na alma!
Não sei como você sonhou e planejou aí para ser as refeições na sua família, mas se não está alinhado com o que você sonhou a sempre uma oportunidade para corrigir e se adequar. Afinal, às vezes somos levados a pensar que as coisas não vão mudar nunca, mas não precisa ser assim, nós podemos sim alterar o nosso comportamento e colher resultados diferentes.
7 passos para realizar refeições com as crianças e terem leveza e tranquilidade:
Introdução alimentar: Expectativa e Realidade
Primeiramente, tudo começa na introdução alimentar. A partir dos 6 meses de vida até os 12 meses da criança vivencia essa de introdução e adaptação, com uma série de : experimentos, conhecimentos (cor, textura, gosto…) o que não significa que necessariamente ela vai comer, sim comer de verdade, quantidades expressivas.
No entanto, a nossa expectativa como mãe, é que elas comam, comam de tudo e bem. Dessa maneira, buscamos comprovar nossa eficiência e provar para nós e para os outros que somos boas mães e nossos filhos são nota 10. E muitas vezes não é assim!
Assim, a primeira coisa que precisamos fazer é ajustar expectativa e realidade! Dessa forma, não permitir que desde esse momento inicial a alimentação seja um peso, ou fracasso ou até uma coisa chata.
Curta cada momento da construção do paladar, ofereça alimentos diferentes , faça testes e se ele não comer tá tudo bem também. .
Entenda essa fase do seu bebê e alinhe a SUA expectativa ao que é realmente esperado!
Refeições com as crianças e com a família
Afim de proporcionar bons momentos, se você tem filhos de idades diferentes busque proporcionar a alimentação deles e sua sempre junta, além de proporcionar comunicação, relacionamento um vai influenciando o outro, os pequenos vão participando, se sentindo parte e se desafiando a fazer as coisas no tempo dele .
Assim, aqui em casa por exemplo o Bernardo (o caçula), busca fazer de tudo que acontece na casa, principalmente, naquilo que os irmãos estão envolvidos, tentando fazer absolutamente tudo que os irmão fazem, e o Vitor (o filho do maio) tenta fazer o que a Isa (a filha mais velha faz) faz e assim por diante.
Se alegre com cada conquista!
Certamente, os menores não irão comer de tudo, nem do jeito que considerado “certo”. Assim, é claro que vai rolar aquela bagunça!
Nessa hora você deixa a neura da limpeza de lado e deixa seu filho explorar, tentar… é assim que mais para frente ele vai aprimorar a coordenação motora e comer sem bagunça!
Proporcione um ambiente agradável durante as refeições com as crianças
O trabalho em equipe em torno das refeições, é sempre uma boa estratégia. Assim, peça ajuda as crianças, eles podem preparar a mesa, se eles conseguirem podem contribuir no preparo das refeições.
Dessa forma, é extremamente importante que eles contribuam com o processo. Saiba mais em Desenvolvimento infantil: crianças e as tarefas de casa , isso faz eles se sentirem úteis e pertencentes da dinâmica familiar, o que por si só já trás um ambiente bem legal para hora das refeições a mesa!
As vezes, na correria o que a gente faz: coloca as crianças no desenho e prepara tudo sozinha. Eles não participam do processo, não se sentem úteis, não fazem parte e demoram mais a obedecer.
Assim, a minha proposta é convide-os para fazer parte!
Planeje um tempo maior para refeições com as crianças
Se prepare emocionalmente e se planeje para deixar eles ajudarem: não vai ser tão rápido, não vai ser tudo do meu jeito, vai ter erros, no entanto, a conexão terá mais espaço.
Vai ser mais devagar, vai ser com momentos de olho no olho , momentos de conexão. Por mais que não fique tão perfeito e tão rápido, você está construindo coisas muito mais importantes que isso pode ter certeza. Vale a pena!
Educar , se conectar, implica em ter disponibilidade emocional
Coloque intenção nas suas atitudes dentro de casa: aproveitar cada momento para interagir, conversar, falar o que teremos para os próximas refeições, como foi o dia.
Não perca a beleza do processo porque você quer chegar no ponto final!
Se você gostou desse texto confira também Sobre Referências e a maternidade e Crianças de 2 anos, explosão de emoções?