Olá pessoal, vamos conversar hoje sobre obediência e cooperação. Será a mesma coisa? Se você fosse escolher, qual das duas representa sua forma de educar?

obediência ou cooperação
Fonte: freepik – br.freepik.com

Pois bem, antes de você se descabelar nos mares das incertezas do processo de educar, quero te consolar e aquietar o seu coração, afirmando que, sim, educar é um processo extremamente desafiador e sem uma receita de bolo matematicamente provada e comprovada.

No entanto, fique tranquila, apesar de todo essa desafio que significa a maternidade, a paternidade e o processo de educação, há sim algumas técnicas e conceitos que podem facilitar o dia a dia. Vou explicar tudo direitinho para vocês!

Assim, é possível compreender que processo de educar, nesse sentido, quantas vezes passar por você dizer: “Não ponha isso na boca” e “Não pule da cadeira para o sofá? Já escovou os dentes? E mesmo assim, mesmo você repetindo incansavelmente, eles continuam e querem testar a nossa sanidade e paciência, não é mesmo?

Portanto, nesse post quero conversar e desbravar junto com vocês esses mares bravos de enfrentar, então se liga no conteúdo de hoje.

Ela pirou, preciso escolher Obediência ou cooperação ?

Quando eu afirmo, e eu afirmo mesmo: “Não ensine o seu filho a obedecer”, não quero de forma nenhuma dizer “Crie um filho desobediente” ou “Eduque sendo permissivo”. Muito pelo contrário, quero apenas te alertar que quando educamos com ameaças, gritos e autoritarismo ensinamos também a obediência pelo medo, pelo receio da consequência. Dessa forma, esse tipo de atitude é um péssimo caminho a se seguir.

Por outro lado, quando construímos um processo de educação com firmeza e gentileza, com comunicação de regras claras, dessa forma possibilitamos a construção do ensino por cooperação e não por obediência a base de ameaças.

Assim, esse segundo modelo não menos desafiador, apoia os nossos filhos numa construção leve. Assim, formamos crianças capazes de questionar, entender e participar do processo. Além disso, favorecemos a aproximação e o relacionamento de confiança.

Com toda certeza, essa construção é muito trabalhosa, pois exige mais de nós como pais sermos ativos conosco mesmo, e querentes com os valores que queremos ensinar.

Dessa forma, posso te afirmar que primeiro passo para construirmos uma educação com base na cooperação é: dominar nossos momentos de raiva, nossas explosões, mas posso te garantir: “Vale a pena todo esforço!”

Converse com ele e seja específica, ele vai cooperar:

Em muitos momentos pode parecer que seu filho não esta entendendo o que você fala, mas ele só não esta te ouvindo mesmo. Isso ocorre, pois a atenção dele esta voltada para a brincadeira e por esse motivo ele não presta atenção no que você tem falado com ele.

Por isso, você deve se aproximar dele, se abaixar, pedir para que ele olhe para você. Dessa forma, você vai olhar no olho dele e dizer o que precisa que ele faça, além disso peça para que ele repita e pergunte-o se ele entendeu. Nesse momento, você precisa ser firme, mas ao mesmo tempo gentil e, principalmente, seja clara. Isso facilita a compreensão deles.

Faz isso como uma brincadeira!

Os nossos filhos são bem energéticos e por isso amam se divertir e brincar e a brincadeira é uma ótima forma de aprender.

Aqui em casa temos um dilema, coopere com alegria. Várias regras vamos cumprindo com músicas, que nós mesmos criamos e rindo e brincando a cooperação acontece mais fácil.

Assim, descontraidamente cooperar se torna algo cada vez mais fácil, pois se estão alegres, possivelmente, vão mais rápido e com alegria.

Uma boa dica para isso funcionar é, transforme as obrigações em desafios, pois se eles sentem que estão em jogos querem serem os melhores naquilo. Portanto, digam “Aposto que você não consegue calçar os sapatos em 45 segundos” . Tenho certeza que com isso eles vão querer obedecer mais rápido.

Obediência ou cooperação: Envolva e delegue responsabilidades

As crianças amam fazer parte e se sentir parte da casa. Essa é uma carência essencial do ser humano. Sabendo disso, envolva seus filhos nas tarefas da casa, dê a eles responsabilidades.

Esse tipo de envolvimento gera o sentimento de ser amado e de pertencimento tornando a cooperação algo simples e totalmente querente aos olhos das crianças.

Facilita do ponto de vista deles a conexão entre o que está sendo dito e o que ele está sentindo.

E ai gostou das dicas ? Deixe aqui o seu comentário e como é para você vivenciar esses desafios da educação dos seus filhos. Espero vocês no próximo post, até lá abraços!!!!