Durante anos, os pais foram aconselhados a esperar até que o bebê tivesse seis meses antes de introduzir alimentação sólida.

alimentação solida
Fonte: Google

Mas uma nova pesquisa mostrou que esperar pode não ser melhor do que introduzir sólidos mais cedo.

Um estudo publicado no BMJ Open Journal descobriu que os bebês que foram introduzidos aos sólidos aos quatro meses de idade não pioraram em termos de peso e altura do que aqueles que esperaram até os seis meses de idade.

Os resultados do estudo mostraram que não houve diferença significativa entre os dois grupos em peso, altura ou índice de massa corporal (IMC) aos 12 e 18 meses de idade.

A pesquisa também não encontrou diferenças em alergias ou sensibilidades entre os dois grupos de crianças.

Problemas com a alimentação sólida precoce com o bebê

Os dois maiores problemas com a alimentação sólida precoce são que o bebê pode ter uma reação alérgica ao alimento e pode não estar recebendo leite materno suficiente. Se o bebê for alérgico a um alimento específico, ele causará sintomas como urticária, erupções cutâneas, vômitos ou diarreia. Também pode causar dificuldade para respirar. As reações alérgicas são mais prováveis em bebês que também têm outras alergias. Se o bebê não estiver recebendo leite materno suficiente para suas necessidades nutricionais (ou estiver amamentando menos de 8 vezes ao dia), ele pode desenvolver uma deficiência de ferro. O sintoma mais comum desta condição é a pele pálida que desaparece quando a criança fica exposto ao sol. O bebê pode estar com deficiência de ferro.

Os benefícios de introduzir alimentos sólidos para o bebê mais tarde

A introdução deve incluir pelo menos uma frase sobre os benefícios de introduzir alimentos sólidos para seu bebê mais tarde. Além disso, apresentar ao seu bebê alimentos sólidos mais tarde na vida é uma maneira fácil de ajudá-lo a obter a nutrição extra de que precisa.

Um dos benefícios de iniciar seu bebê com alimentos sólidos mais tarde é que ele terá mais chances de terminar a amamentação. Dessa formar, apresentar ao seu bebê alimentos sólidos mais tarde na vida. Assim, é uma ótima maneira de ajudar a garantir que ele receba os benefícios nutricionais do leite materno.

Quando é o melhor momento para introduzir alimentos sólidos para o seu bebê?

Muitos pais se perguntam quando começar a alimentar seus bebês com alimentos sólidos. A maioria dos pediatras recomenda esperar até que o bebê complete seis meses, mas outros especialistas dizem que o melhor momento para introduzir sólidos é aos quatro meses.

Devemos esperar até que o bebê tenha seis meses, porque há mais riscos associados à introdução de sólidos antes dessa idade. Por exemplo, eles podem ter problemas para digerir a comida ou podem não conseguir comer o suficiente e sentir fome novamente rapidamente.