O finalzinho da gravidez parece interminável, e mais do que nunca surgem as dúvidas e inseguranças: até quando posso esperar e ter uma gestação segura? Fazer um parto com 38 semanas é seguro? Compreender esse detalhes fará toda a diferença.
Assim, começa a lista enorme de dúvidas intermináveis das gestantes, principalmente daquelas gestantes de primeira viagem.
Durante este período, as mulheres podem começar a se preparar para o parto.
Dessa forma, é imprescindível conversar com o obstetra e tirar todas as dúvidas sobre aquele dia. Assim, ele também poderá te orientar a como treinar a respiração para o grande dia, o dia do parto.
Certamente, também é a hora de colocar a mala da maternidade do carro, verificar o bebê conforto no carro, bem como os preparativos para o berços e enxoval, pois os bebês podem nascer a qualquer momento.
Também, é aquele o dilema o que não pode faltar na vida de uma grávida, são aqueles palpiteiros de plantão. Que sabem discorrer sobre todo e qualquer assunto. Saiba mais em: Palpites: Vivendo e Sobrevivendo a eles!
Nessa fase, a mãe também deve receber apoio emocional e tentar controlar sua ansiedade. O descanso e a alimentação saudável são dois fatores que afetam os estágios finais da gravidez.
Leia também “Nomes de bebê”: Top 10 dos populares em 2021 e Fotos de bebês: 5 momentos a serem registrados
Por isso, esse post trás esclarecimentos que te darão segurança para decidir até quando esperar ou adiantar tendo uma Gestação Segura.
Entendendo o Ultimo mês da Gestação
A 38ª semana de gravidez significa que a mulher está no início do 9º mês da gestação.
O bebê está formado e pronto para nascer. Ah… que maravilha!
Assim , pode se presumir que já tem o mesmo tamanho da jaca e está carregando uma melancia kkk, que pode ultrapassar 50 cm e pesar mais de 3 kg.
Nesse período, o obstetra que acompanha a gravidez já pode estimar a data provável de nascimento.
Gestação Segura e o tempo ideal
Um aspecto importante de ressaltar relativo a duração da Gestação, é que 5% das gravidez ultrapassam as 41 semanas, no entanto, principalmente a primeira gestação ela pode chegar a se estender 42 semanas.
Em contra partida, o parto com 38 semanas não é recomendado pelo Conselho Federal de Medicina sem recomendações médicas específicas.
No entanto, caso aconteça naturalmente ou por questões de indicações médicas, não há motivos para pânico, visto que os estudam mostram que grande parte dos bebês já possuem uma boa maturação para o nascimento.
Certamente, é de fundamental importância o acompanhamento médico para garantir a Gestação segura em ambos os casos.
Assim, caso você se encontre na possibilidade de um fim de gestação antecipado ou tardio procure sempre uma orientação médica.
O medo de passar da Hora
Inegavelmente, estar sendo acompanhada por um bom profissional fará toda a diferença na condução desse processo e na identificação da hora H. Visto que a hora certa é decidida caso a caso.
Assim, é importante viver a sua experiência particular e a medida do possível se libertar dos palpites e inseguranças relativas a esse momento.
Prematuridade, o que é? Quando me preocupar?
Inegavelmente, a OMS considera prematuros os bebês nascidos com menos de 37 semanas – bebês com idade gestacional entre 32 e 37 semanas são classificados como valores de corte; entre 29 e 31 semanas, médio, entre 24 e 28 semanas, extremo .
Assim, o maior problema é que, por saírem do ventre materno muito cedo, essas crianças não estão 100% “prontas” e serão afetadas por uma série de complicações que vão prejudicar sua saúde geral a curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, o nascimento prematuro é a principal causa de morte e doença nos primeiros cinco anos de vida. Seus efeitos mais comuns estão relacionados aos pulmões, coração, intestinos, nervos, metabolismo, rins, fígado e imaturidade.
Sinais de uma Gestação Segura
- O início do trabalho de parto já é um excelente sinal que o neném está pronto para nascer.
- Observar se o bebê se mantém em movimento, avalia a vitalidade que é tão importante para esses momentos. O ministério da Saúde orienta que o bebê deve ter pelo menos seis movimentos, no prazo de uma hora após a mãe se alimentar.
Caso o neném não se movimente conforme descrito, a mãe pode se movimentar, mexer com o bebê, pois pode acontecer dele estar dormindo também.
3. Realizar um pré-natal completo com todos os exames é fundamental para garantir uma gestação segura até o fim.
Como manter a Gestação Segura e Saudável
Seguir à risca as orientações médicas.
Primeiramente, é extremamente importante fugir dos palpites, das informações culturais e seguir a risca as orientações médicas. Certamente, elas te conduzirão a um caminho seguro pautado em estudos científicos.
Cuide da sua alimentação.
Cuidar da alimentação faz toda diferença na condução de uma gestação saudável, podendo evitar inúmeras complicações indesejadas. Assim, o indicado é ganhar de 7 a 15 quilos durante todo o período da gravidez.
Beber bastante líquido para uma gestação segura
Beber bastante líquido e principalmente água vai garantir sua vitalidade, hidratação e uma consistência favoravel do seu sangue para o trabalho de parto.
Pratique atividades físicas.
Igualmente, também é importante é a prática de exercícios físicos para a vitalidade, para apoiar o ganho saudável de peso e a própria saúde física e mental da futura mamãe.
Alimentação saudável.
Da mesma forma, busque ter uma alimentação equilibrada, priorizando alimentos saudáveis, naturais, com pouca ingestão de sódio e de alimentos industrializados.
Garantir a higiene bucal e genital para uma gestação segura
Esse é um momento de se cuidar por completo, assim, é de extrema importância evitar toda e qualquer natureza de infecções. Dessa forma, mais do que nunca é importante se cuidar e prezar da sua saúde e da saúde do bebê que está prestes a nascer.
Informação e cuidado, com toda certeza te trarão leveza para experimentar esses momento mágico.
Se você gostou desse post leia também Mala da Maternidade da mamãe, e agora o que levar? e Sobre Referências e a maternidade