Muitas vezes no nosso dia a dia enfrentamos como pais o dilema entre proteção e independência.

Independência
Fonte: standret – br.freepik.com

⁣Isso ocorre,  porque entendemos o amor pela perspectiva do cuidado e da proteção que são muito importantes e vitais para as crianças.

No entanto, estimular a independência e os desafios são importantes para o bom desenvolvimento das crianças.

Por isso, não perca a oportunidade de incentiva-lo a andar, correr, a pular, a nadar sozinho, a andar de bicicleta sem rodinhas. Ou seja, se aventurar com o seu apoio e incentivo, mesmo que as vezes possa resultar num joelho machucado ou num nariz ralado.

Outros tipos de situações que desenvolvem muito a independência das crianças e é extremamente positivo, é envolve-las nas tarefas diárias da casa.

Certamente, envolve-las nas tarefas pode proporcionar uma sensação de pertencimento, por participar das tarefas do lar como os demais integrantes da família (veja mais detalhes nesse texto).

Assim como, permite também que ela desenvolva através das tarefas sua coordenação motora, seu senso de responsabilidade, até chegar na tão sonhada independência, que com certeza é positiva!

Entendendo melhor o processo de Independência e Desenvolvimento

É importante ressaltar também, que o processo de Desenvolvimento, e aí a etimologia dessa palavra vai me ajudar muito no que eu quero chegar aqui, é formada pelo prefixo Des que é um prefixo negativo, versos o Envolvimento.

Assim sendo, o processo natural do desenvolvimento, significa a diminuição o envolvimento da criação da criança com a mãe e o pai. Dessa forma, a criança alcançar seu desenvolvimento próprio, como um indivíduo. Saiba mais em Terríveis 2 anos, é isso mesmo?

Dessa forma, eu incentivo a você a apoiar o seu filho a alcançar seu desenvolvimento e sua independência, através de incentivos e liberdade.

Dessa maneira, cada vez mais ela se tornará uma criança desenvolvida e segura que acredita no seu potencial e é livre para alcançar seu Máximo!

Passos para alcançar o desenvolvimento

Segue aqui abaixo algumas dicas que você pode incentivar o seu filho a fazer sozinho:

  1. Deixar que ele guarde os brinquedos sozinho.
  2. Arrume a sua própria cama, mesmo que ela não fique com o mesmo padrão de qualidade de quando arrumada por você.
  3. Permitir que ele prepare pequenos lanches.

⁣Portanto, aventure-se com seu filho! E me conte aqui quais aventuras vocês superaram juntos.

Se você quer saber mais sobre atividades que seu filho pode fazer sozinho, não deixe de ler Desenvolvimento infantil: crianças e as tarefas de casa.