Crise, Crise, Crise….. Essa é a palavra que define  uma dificuldade que passamos ainda quando crianças. Sendo assim, hoje quero compartilhar com vocês um assunto muito importante para o desenvolvimento dos nossos filhos, a crise dos dois anos. 


Esse período é bem complicado para os nossos pequeninos, pois eles estão passando por uma transição, ou seja deixando de ser um bebe, para se tornarem crianças. Por conta disso, te convido a embarcar comigo nessa jornada, para entendermos um pouco mais sobre essa fase tão complicada. E ai vamos nessa ?  

Crise dos dois anos; Quando começa? 

Há cerca de um ano e meio começou: seu filho começou a dizer “não” a tudo, caiu no chão quando estava chateado, brigou com todo mundo e perdeu a paciência. O que está por vir é a famosa crise de dois anos, conhecida também como adolescência do bebe. 

Por que a crise de dois anos acontece? 

Em primeiro lugar, precisamos entender que a nossa vida é marcada por muitas mudanças. Dessa forma, com nossos filhos isso não é diferente, pois nessa transição em que ele sai da fase de bebe e passa  para a fase de criança, com certeza é muito conturbado para eles, assim como é para nós em algumas áreas das nossas vidas. 

Nessa mudança, nos deparamos com o primeiro problema da crise dos últimos dois anos, pois eles se sentem frustrados por não conseguirem se expressar como nós, isso gera uma revolta neles, o que pode ocasionar alguns comportamentos mais agressivos, mas nós não queremos isso não é mesmo? 

Além disso, eles ficam desapontados por não conseguirem exercer alguma atividade que eles gostariam de fazer. Por conta disso, muitos se sentem chateados e acabam expressando esse sentimento de uma forma não muito amigável. 
Por fim, ao não conseguirem verbalizar seus pensamentos como a gente, eles se desesperam e muitas vezes isso pode gerar um sentimento de insegurança em nossos pequeninos. 

Mas podemos evitar alguns danos dessa fase, então fica ligadinha de vou te passar umas dicas. 

Como lidar com essa crise? 

Muitos pais têm dificuldade em lidar com a crise do filho e ficam com raiva, gritam, perdem o controle etc. com a criança. Para evitar que essa situação só agrave a reação da criança, fornecemos algumas dicas sobre como lidar com a crise de uma criança de 2 anos.

Acolha-o 

É muito importante que você afirme para seu filho(a) que eles são amados , pois isso vai fazer com que eles se sintam mais confiantes para abrirem os sentimentos com você. Além disso, ele vai se sentir acolhido e se sentirá muito especial. 

Tenha autocontrole 

Todas as pessoas com filhos passarão por situações semelhantes, portanto, não se deixem dominar pela vergonha, frustração ou raiva agora. Perder o controle fará seu filho pensar que é uma criança como ele. Agir de forma madura e racional, mesmo que haja dificuldades, mostrará que você é um adulto responsável e sabe o que é melhor para ele.

Evite situações de Crises 

Salve seu trabalho e evite situações em que seu filho tenha uma crise – se ela puder ser evitada. Ele perde o controle toda vez que vai à loja de brinquedos? Não o leve à loja de brinquedos. Às vezes é inevitável, então tente dar um tempo.

E ai gostaram das dicas de hoje? Sempre temos novidade por aqui então fique ligados até a próxima!!

Aaaa… e não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais!