Aprenda a controlar cérebro e a emoção e transformar a sua vida. Leia aqui e saiba tudo sobre a emoção na tomada de decisão.

cérebro e a emoção
Fonte: Google

A emoção é um conceito complexo e muitas vezes difícil de entender. Nem sempre está claro o que são as emoções e como elas funcionam.

Assim, as emoções são diferentes dos humores, que são sentimentos mais gerais que podemos sentir a qualquer momento. Podemos identificar dois mecanismos principais de emoção no cérebro:

1) O sistema límbico, que inclui a amígdala, hipocampo, hipotálamo e tálamo.

2) O neocórtex, que inclui o lobo frontal e o lobo temporal.

O sistema límbico, como o nome indica, está localizado no fundo do cérebro em estruturas próximas e associadas a certas funções do corpo.

Dessa forma o sistema límbico inclui um pequeno núcleo chamado amígdala, que ajuda a gerar emoções porque é responsável por gerar respostas de medo.

O hipotálamo é outra parte desse sistema e tem papéis importantes na regulação da emoção porque controla os níveis hormonais e a orientação sexual. O tálamo também tem um papel na forma como sentimos emoções porque ajuda a processar as emoções.

O tálamo também desempenha um papel na forma como experimentamos emoções porque ajuda a processar sensações e sentimentos.

Como a emoção afeta a tomada de decisão

A tomada de decisão é um processo complexo. As pessoas geralmente se deparam com muitas opções diferentes e devem tomar uma decisão sobre aonde ir com informações limitadas. As melhores decisões são tomadas quando as pessoas param, entram em seu “espaço emocional” e pensam no que querem do futuro antes de escolher um caminho.

Como lidar com emoções negativas para um resultado positivo

Todos nós temos emoções negativas com as quais precisamos lidar para viver uma vida saudável e feliz. No entanto, quando essas emoções se tornam avassaladoras e começam a afetar nosso trabalho, é hora de agir.

Existem muitas maneiras de lidar com as emoções negativas, mas as mais eficazes são aquelas que nos ajudam a manter o controle de nossos pensamentos e emoções. Há também algumas coisas que você pode fazer para melhorar a situação. Por exemplo, se você sentir raiva, pode reservar um tempo para si mesmo e anotar seus sentimentos. Além disso, você pode tentar se distrair fazendo outra coisa que o faça se sentir melhor – como dar um passeio ou ler um livro.