Seu filho nasceu e você não sabe se seu casamento e sua relação vai sobreviver depois dos filhos?
É bem comum ver casais preparando a chegada do filho nos mínimos detalhes, quarto, jogos de cama, roupinhas e vários outros detalhes. No entanto, poucos se preparam enquanto casal e relação para esse momento.
Certamente, a chegada de um filho é sempre uma novidade que chega cheia de aprendizados. Dessa forma, toda fase de aprendizado exige flexibilidade, adaptação e muito diálogo que por si só já é bem complicado.
No entanto, tão importante quanto trabalhar as competências emocionais desse processo é fazer combinados, planejar um trabalho em equipe referente as atividades que estão por vir.
Assim, juntamente com todas adaptações de rotinas, prioridades horários e tarefas o casal precisa se conscientizar e se priorizar também pata não acabarem se perdendo de vista.
Dessa forma, registrei alguns passos para ficar sempre em mente quando o assunto é:Casamento: como fazer a relação sobreviver depois dos filhos!
Passos para o casamento sobreviver depois dos filhos:
Primeiramente, é importante entender que o pai no caso não é rede de apoio, ele faz parte da dinâmica familiar e precisa estar incluído no processo.
Assim, tem sido muito comum eu atender mulheres extremamente cansadas, sobrecarregas, preocupadas com mil e uma coisas da maternidade, da educação dos filhos, da casa, do trabalho…
Enquanto que todo esse trabalho é para ser compartilhado!
Assim, é necessário observarmos 3 passos:
- Mulheres exigentes de mais: Algumas mulheres são extremamente exigentes, querem tudo do seu jeito e assim, acabam afastando seus parceiros desse processo, com suas críticas. Dessa forma, o resultado desse processo será definitivamente a exaustão. Afinal, precisamos sim de dividir essas responsabilidades.
2. Maridos que se acomodam: muitas vezes no processo, por terem mulheres cheias de iniciativa e eles vão se afastando desse lugar de contribuição.
Assim, estão fadando as suas mulheres ao cansaço e trazendo um desequilíbrio enorme na relação familiar de tantas coisas que conversamos por aqui.
Dessa maneira, as crianças também aprendem com o exemplo, a mulher cansada e sobrecarregada não enche o seu próprio pote e consequentemente a relação do casamento também se desequilibra.
3. Mães e Pais solo: bom esse é um cenário bem comum e que vivenciamos na nossa realidade atual, até de muitas vezes esse SOLO, não ter sido uma escolha e sim algo que aconteceu, fora do esperado. Nesse caso é importante que você faça sim uma rede de apoio sólida, não é porque você não tem um parceiro que você precisa ficar só e resolver tudo sozinha.
Assim, busque ajuda com os vovós, tios, escola, em fim, é importante que você encontre também tempo para você e para encher o seu tanque. Dessa forma, é possível de trazer equilíbrio para você e suas relações em casa.
Para sobreviver depois dos filhos:
Na verdade esses momentos são importantes para todos nós. As vezes, queremos dar tanto o nosso melhor para aqueles que amamos que pensamos que a única maneira de fazer isso é estar sempre presente, fazer tudo por nós mesmos. Dessa forma, esse é um caminho sem volta de muita solidão e sobrecarga.
Não precisamos dar conta de tudo sozinhos. Assim, estamos em contate construção, e essa construção fica muita mais leve quando temos alguém para dividir a caminhada.
Se você gostou desse post confira também Sobre Referências e a maternidade e A vida a dois com filhos é uma verdadeira aventura!