Cada jogo é uma grande oportunidade para ensinar algo novo às crianças. Dessa maneira, aproveitar as brincadeiras divertidas, podem fortalecer os vínculos com a família e desenvolver também a inteligência, e aprimorar as habilidades emocionais… Em “200 Brincadeiras para Pais e Filhos – Brincando e Aprendendo Juntos” (Wak Editora), a autora e educadora Aline Negri oferece um livro para quem quer trazer um ambiente mais lúdico para sua casa com algumas dicas. Ela mostra o passo a passo para que pais e filhos possam criar jogos do zero usando os materiais que têm à mão. Aqui está uma seleção de jogos para manter seus filhos entretidos enquanto aprendem mais sobre cores e números:
1. Brincadeiras divertidas: Achando números
Separe vários balões coloridos e escreva um número diferente em cada balão. Toque uma música e deixe as crianças brincarem e dançarem sem deixá-las cair. Assim, quando a música parar, diga um número em voz alta. Seu filho deve encontrar o balão numerado correspondente e levantá-lo. Dessa forma, ao iniciar uma nova música, o jogo reinicia.
2. Boliche
Coloque várias garrafas PET vazias lado a lado com uma pequena distância entre elas. Peça para a criança largar a garrafa – com os pés, com as mãos, com a ajuda de uma bolinha… com o objetivo de mudar e explorar diferentes tipos de movimentos.
3. Brincando com a amarelinha
É um clássico! Marque o chão com giz de lousa e desenhe uma amarelinha usando os números de 1 a 9. Você também pode usar alfabetos se quiser. Além de desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora, essa é uma atividade que auxilia no processo de alfabetização.
4. Brincando com o apito
Providencie um apito para que a criança possa brincar livremente – sempre supervisionada, é claro. Diga um número em voz alta de vez em quando e faça seu filho bipar com base no número falado. Também vale a pena fazer uma série de sons, alternando entre mais longos e mais curtos para que a criança possa repetir.
5. Brincadeiras divertidas com os Dedinhos coloridos
Pinte cada dedo da criança de uma cor. Peça para que ela siga os seus comandos e, sempre que disser o nome da cor, abaixe o dedo correspondente. Dessa maneira, para deixar a brincadeira mais desafiadora, vocês podem pintar mais de um dedo com a mesma cor.
6. Garrafas coloridas
Encha uma garrafa PET com uma mistura de água e tinta guache. Assim, peça ao seu filho que pegue uma garrafa de uma cor específica ou coloque as garrafas em sequência, alternando as cores. Além disso, você pode “desafiar” seu filho a lembrar da linha e recriá-la sem sua ajuda.