Em muitos lugares famílias estão experimentado o retorno às aulas escolares presenciais, pós pandemia. Precisando assim, trabalhar a adaptação escolar das crianças.

Adaptação
Foto criada por pressfoto – br.freepik.com

Por isso, posso até imaginar como muitas mamães e seus filhos estão radiantes com essa nova fase.

No entanto, quando assunto é pessoas,  toda adaptação ou readaptão merece uma atenção especial.

Assim, diante desse cenário de pandemia, que estamos vivenciando, com toda certeza essa volta às aulas terá um A maiúsculo de ADAPTAÇÃO, tanto para as crianças que estarão iniciando na escola pela primeira vez, quanto para todas as outras que estarão de volta após esse grande período de afastamento.

Desse modo, mamãe não se preocupe, venceremos mais essa! Segue abaixo um pequeno check list para te apoiar nesse processo:

Escolha da Escola:

Assim, se ainda não escolheu a escola, não menospreze esse passo.

Antes de mais nada, avalie a escolha da escola, juntamente com o entendimento da rotina que ela irá propor para seu filho e seus valores. são de extrema importância.

Sobretudo, avalie se esses aspectos estão alinhados  com suas perspectivas sobre mundo e com o trabalho que você já tem feito em casa. Acima de tudo, a escola deve ser sua parceira no processo de educação. 

Faça parte do período de adaptação/readaptação:

Período de adaptação de inclusão de um novo hábito geralmente é de 7 dias.

Se você tem crianças pequenas, inicie deixando a criança na escola o período de 1 hora e vá aumentado gradualmente. Observe de longe, fique por perto, caso a criança chore muito retorne e busque-a. 

Converse com ele, mesmo sendo ele um bebê, as crianças entendem! Explique o porquê está indo para escola, como é divertido ir para escola, e lhe garanta que sempre você voltará para busca-lo.

Se você tem filhos maiores, também pode acontecer de você inicialmente não deixa-lo o período integral,cada criança é única e merece ser olhada em sua particularidade. Converse com seu filho, use o diálogo ao seu favor, trabalhe na construção de uma relação de confiança e batam sempre um papo descontraído sobre como foi o dia ou o tempo na escola.

A família:

Mamãe e papai trabalhem suas emoções para esse momento.

A primeira ida à escola é um marco, ou até mesmo a readaptação após um período tão longo sem ir à escola, tem muita emoção envolvida.

Fique  bem com essa escolha, pois como já é sabido as crianças conseguem captar nossas emoções, então procure focar nos pontos positivos dessa escolha.

Transmita segurança nesse momento, garanta para você e para a criança que será apenas um tempo e que você sempre volta.

Seja firme no seu tchau, e vá! Simplesmente assim.

Reavalie a Adaptação/ Readaptação sempre que necessário

Esteja sempre atendo a mudanças de comportamento e humor das crianças, eles podem indicar alguma dificuldade no processo de adaptação.

Por isso, sempre observe, converse, crie momentos descontraídos para que seu filho expresse a maneira dele o que não vai bem.

Se necessário, vá a escola.

Aproveite ainda mais o fim de semana

Faça do seu fim de semana com as crianças um tempo gostoso, não perca o seu tempo com o sentimento de culpa que por ventura possa bater na sua porta.

Crie oportunidades para fortalecer o vínculo e aprofundar seu relacionamento com ele.