Todas as relações que queremos cultivar devem ser cuidadas com valores especiais. Assim, aqui nesse post que descrever 7 Coisas para evitar na relação com seus filhos.

1. Comparar nossos filhos com outras pessoas

A comparação gera um sentimento muito ruim, dá a pessoa uma sensação de inadequação, como se o jeito que ela é com suas características não fosse o suficiente para que ela tivesse o seu amor e aceitação. Assim, a mensagem que fica é: você devia ser uma pessoa diferente do que você é.

Dessa forma, você pode estar reforçando uma baixa auto estima, um sentimento de baixo valor e de uma necessidade de se copiar o outro para ser aceito. Terrível né?

Ao contrário disso, comparar o seu filho a ele mesmo pode gerar efeitos positivos e construtivos. Veja alguns exemplos:

Lembra quando você viu o brócolis achou que era ruim, aí você provou e amou. Pois é, as vezes a gente se engana. Assim, quando experimentamos uma, duas vezes um alimento podemos descobrir que gostamos dele.

Sabe quando você achou que não conseguiria andar de bicicleta e apesar do medo você tentou e conseguiu? Da mesma maneira, você pode tentar hoje novamente.

Assim, você trás a memória da criança a sua capacidade, competência e valoriza o que ela tem de bom ao invés de inferioriza-la.

2. O você é, também está na lista das coisas que você deve evitar na relação com seus filhos

Palavras como : Lerdo, bagunceiro, desobediente, teimoso, impossível, desorganizado, vinda dos pais ou de qualquer outro modelo de autoridade, são determinantes na construção da identidade da criança.

Assim, a criança que é o ser humano em construção, assimila: “Bom então se o meu pai e minha mãe que estão dizendo eu vou me comportar assim”. Afinal de contas eles estão se construindo e vão buscar corresponder ao que dizem sobre ele.

Certamente, mesmo em uma conotação positiva o VOCÊ É pode ser limitante. Por exemplo: “se meus pais dizem que sou inteligente, eu começo evitar situações que seja desafiadoras, fora da minha zona de conforto para eu não deixar de ser inteligente.” Entende?

Dessa forma, o VOCÊ É , tende a ser aprisionante.

3. Tentar tirar a criança de uma situação de desconforto

A tristeza, o desconforto, a angústia, fazem parte da vida do todo e qualquer ser humano. No entanto, quando se vê crianças passando por esses sentimentos, muitos adultos ao invés de acolher e validar aquele tipo de sentimento que faz parte da vida, emitem frases como:

Não foi nada.

Já passou

Você vai chorar por essa besteira?

Ao invés disso, aproveite a oportunidade para humanizar a relação dizendo: eu te entendo, é muito ruim mesmo ser chateado. Assim, escute as necessidades do seu filho, dos sentimentos e o acolha.

4. Exigir perfeição também está na lista das coisas que você deve evitar na relação com seus filhos

É bem comum adultos tratarem as crianças como se eles representassem a perfeição e os filhos sempre no lugar de quem demora aprender, nunca obedece na hora. No entanto, esse tipo de cobrança é totalmente injusta.

A final de contas, se analisarmos verdadeiramente nossas ações também nos encontraremos no lugar de falta, de imperfeição. Assim frases como: Você já devia ter feito, você já devia ser, você já deveria ser, devem caminhar fora do diálogo das relações pais e filhos.

Entretanto, essa relação deve ser regada de empatia, e até mesmo entender e reconhecer as nossas imperfeições como pais. 

Ao invés disso, construam juntos: Como a gente podia ter feito isso diferente, vamos pensar junto? Assim, você gera responsabilidade e conexão.

5. “Eu sou tão legal com você, faço tanto por você e você se comporta assim?

Esse tipo de fala, também reforça uma relação autoritária, distante, que marca a perfeição de uma das partes e a imperfeita e a outra perfeita. Onde uma não é suficientemente digna de amor e afeto por si só.

6. Falar uma coisa que você não irá cumprir também é umas das coisas para evitar na relação com seus filhos

Esse tipo de fala destrói qualquer tipo de relacionamento, cria um ambiente de insegurança e que não se pode confiar.

Assim, é muito importante guardar esse princípio para estruturar uma relação saudável e construtiva com seu filho.

7. Falar sem olhar nos olhos

Já diziam os antigos os olhos são as janelas da alma. Olhar nos olhos gera confiança, transmite um relacionamento regado na igualdade, amor e confiança.

Desejo que esse post te ajude a construir uma relação saudável com seu filho e tenho te explicado de forma prática Coisas para evitar na relação com seus filhos.

Se você gostou desse post confira também Casamento: como fazer a relação sobreviver depois dos filhos! e Sobre Referências e a maternidade