Seja porque você tem um QI alto ou porque fez algo que entrou pra história, descubra como ser um gênio.
Quando falamos de alguém que é gênio, o que vem imediatamente à nossa mente é o valor do seu QI (quociente de inteligência). Mas além de um QI acima de 140 (algo que 1% da população possui), os gênios também podem ser alguem que faz contribuições radicais e duradouras para seu campo, como por exemplo o Beethoven na música, Michelangelo na pintura ou Einstein na física.
Mas ser um gênio é mais acessível do que você imagina. Com as dicas que iremos te dar, você pode treinar seu cérebro para elevar seu QI, aumentar permanentemente sua criatividade e construir uma ética de trabalho extraordinária.
Os 3 traços específicos dos gênios
O pesquisador Dean Simonton já estudou muito os gênios que fazem contribuições radicais e duradouras a seu campo – Beethoven, Michelangelo, Einstein e outros – e o que ele descobriu é que a maioria dos gênios tem três características específicas:
- QI alto
- Alta criatividade
- Forte trabalho ético
É muito mais fácil acreditar que se tornar um gênio é algo inacessível e que, possivelmente, apenas nascendo de novo é que isso seria possível. No entanto, você pode hackear essas três características e, assim, aumentar suas chances de deixar sua marca no mundo.
1. Aumente seu QI com treinamento cerebral para ser um gênio
O QI não é exatamente a sua inteligência geral, mas sim a sua capacidade de aprender. Quanto mais alto seu QI, mais rápido você será capaz de entender e absorver informações complexas.
É essa velocidade de aprendizado que costuma ser o que diferencia os gênios das demais pessoas. Então, se você puder aprender duas vezes mais rápido do que alguém normal, poderá realizar muito mais em sua vida.
O QI de uma pessoa média é 100, e a escala vai até 140, que é o 1% da população. Porém, é possível pontuar mais alto, assim como Einstein e o físico Stephen Hawking, os quais tiveram pontuações de QI de 160.
Durante anos, as pessoas pensaram que era impossível aumentar o QI. Mas em 2008, pesquisadores descobriram que uma tarefa mental particularmente desafiadora chamada treinamento Dual N-back pode aumentar permanentemente o seu QI. Desde então, outros estudos confirmaram que esse treinamento aumenta sua inteligência fluida, ou seja, sua capacidade de resolver novos problemas rapidamente.
Além disso, o Dual N-back também torna suas células cerebrais muito mais densas e fortes. Porém, uma dica é economizar o treinamento para os dias em que você não tem nada importante acontecendo e certificar de reservar um tempo para se recuperar depois, pois é bastante intenso.
2. Aumente a sua criatividade
Na maioria das vezes, os gênios são pessoas altamente criativas, o que faz muito sentido, afinal se você vai fazer algo que ninguém em sua área fez antes, você tem que ser criativo o suficiente para sonhar com algo que não existia antes.
A melhor medida de criatividade é a “abertura”, uma das métricas do Big Five Personality Inventory. O Big Five é o teste de personalidade com mais respaldo científico em psicologia e vale a pena fazer caso queira aprender mais sobre sua personalidade. Ele se refere aos cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística:
- Abertura para a experiência (openness to experience)
- Conscienciosidade (conscientiousness)
- Extroversão (extraversion)
- Neuroticismo ou Instabilidade Emocional (ingl. neuroticism)
- Amabilidade (agreeableness)
A abertura mede duas coisas: quão aberto você está para novas ideias e experiências e quão interessado você está no pensamento abstrato. Dito isso, através da meditação é possível aumentar a criatividade (abertura) a longo prazo de forma confiável, desde que você a faça regularmente por pelo menos dez minutos por dia. Para começar, dê uma olhada no Desafio de Meditação de 30 Dias.
3. Construa sua ética de trabalho para ser um gênio
Este é o traço mais importante: os gênios tendem a trabalhar duro em alguma coisa por muitas horas por dia. E quando você combina uma forte ética de trabalho com a capacidade de aprender rápido (alto QI), obtém um progresso exponencial. Por exemplo, se você dedica 60 horas por semana e o outro 40 e, ainda, você consegue aprender duas vezes mais rápido do que ele, no final do ano você terá cerca de 6.000 horas de trabalho, em comparação com cerca de 2.000 desta pessoa.
É por esse motivo que os gênios podem fazer muito mais em suas vidas do que uma pessoa comum. Uma forte ética de trabalho e um alto QI tornam você imparável. E como as outras características, a ética de trabalho é algo que você pode melhorar.
Siga uma dieta
Quando você se livra de alimentos que o enfraquecem e os substitui por alimentos que melhoram ativamente sua biologia, seu foco e sua energia sobem às alturas. Peça ajuda a um nutricionista para elaborar uma dieta projetada para alimentar seu corpo e cérebro com os melhores alimentos possíveis para que você possa ter o melhor desempenho possível.
Atualize suas mitocôndrias
Suas mitocôndrias são as usinas que criam energia para suas células. Desse modo, quanto melhor o funcionamento das mitocôndrias, mais tempo você pode passar sem se esgotar e mais nítido será o seu pensamento. Você pode melhorá-las da seguinte forma:
- Faça exercícios, principalmente HIIT (high intensity interval training – treinamento intervalado de alta intensidade)
- Tenha boas noites de sono
- Aumente o combustível do seu cérebro com uma dieta rica em gorduras boas
- Utilize suplementos: L-carnitina, Coenzima Q10, ácido alfa lipóico ou pirroloquinolina quinona (PQQ)
Desafie-se todos os dias para ser um gênio
O desafio pode ser a parte mais difícil, afinal exige muito trabalho. Mas a melhor maneira de desenvolver uma ética de trabalho é sair da sua zona de conforto. Aprenda como definir boas metas e realmente alcançá-las, pois a sensação de satisfação que obtém com o sucesso dá sentido à vida. Será um desafio, mas ao longo de alguns meses, você descobrirá que pode lidar com muito mais do que imagina.
Deu pra entender que ser um gênio não é lá um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Entzào, use essas ferramentas e você se surpreenderá em quem irá se tornar.
Leia também Autodesenvolvimento: o que é e como conseguir?