A meditação ajuda o cérebro a responder melhor ao feedback positivo e negativo e quando você sabe como usar o feedback a seu favor, você aprende com suas ações e se torna um ser humano melhor e mais produtivo.

A meditação tem muitos benefícios e um deles é a sua influencia nos sinais de dopamina do cérebro. A dopamina é uma substância química que faz você se sentir bem e afeta a tomada de decisões.

Além disso, a meditação reduz o estresse, aumenta seu foco, ajuda você a dormir melhor e melhora a saúde do seu coração. É por isso que tantos inovadores e empreendedores de sucesso têm uma rotina de meditação.

Entenda como a meditação pode melhorar a sua cognição neste artigo.

Meditação e aprendizagem

Pesquisadores da Universidade de Surrey treinaram os participantes para selecionar imagens associadas a uma recompensa.

Dessa maneira, todos os participantes foram conectados a sensores de EEG, que medem as ondas cerebrais. Alguns participantes eram meditadores experientes, outros eram novatos e, ainda, alguns nem sequer meditavam.

De acordo com o estudo, as pessoas que meditaram tiveram mais sucesso na seleção de pares que resultaram em uma recompensa maior. Além disso, seus resultados de EEG também indicaram que eles foram menos afetados por feedback negativo.

O grupo que mais teve dificuldade foram os não meditadores. Assim, os pesquisadores descobriram que as pessoas que meditaram foram capazes de se recuperar e se adaptar melhor ao feedback para tomar decisões informadas e a dopamina está envolvida neste resultado.

Estudos anteriores mostram que esse neurotransmissor afeta a maneira como as pessoas aprendem e processam informações, e a meditação aumenta os níveis de dopamina. De acordo com as descobertas do estudo, a meditação reconfigura seu cérebro para que você esteja melhor equipado para lidar com feedback positivo e negativo.

Outras maneiras pelas quais a meditação o torna melhor

A meditação é um dos melhores investimentos que você pode fazer no cérebro e no corpo, visto que ela muda literalmente áreas do cérebro associadas a pensamentos complexos, consciência corporal, concentração e resolução de problemas.

Os benefícios da meditação incluem:

  • Aumenta o foco, ajudando você a filtrar distrações ou “divagações da mente”
  • Reduz o estresse e a ansiedade ao diminuir os hormônios do estresse
  • Melhora a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial
  • Melhora a qualidade do sono, aumentando o relaxamento

Como hackear sua prática de meditação

Pronto para atualizar sua vida e assumir o controle de seu cérebro? Existem muitas maneiras de começar a meditar ou aprimorar sua prática hoje.

Você pode tentar um aplicativo de meditação ou uma prática de meditação guiada gratuita online. Assim, esta rotina vai fazer você se sentir como se tivesse acabado de dormir uma noite inteira.

Lembre-se de que a consistência é o seu objetivo mais importante. Certamente, a experiência de cada pessoa com a meditação é um pouco diferente, então você deve formar um hábito baseado no que funciona para você e sua programação.

Dessa forma, comece com 2 a 5 minutos por dia e vá aumentando aos poucos até 20 minutos quando começar a parecer um hábito.

Além disso, sempre atualize sua prática assim que tiver aprendido os fundamentos. Com isso, pode se beneficiar ainda mais, reduzindo o tempo que leva para colher todos os benefícios de impulsionar o cérebro. Para isso:

  • Inscreva-se em uma aula de meditação para aprender a meditar melhor.
  • Meça a variabilidade de sua frequência cardíaca para ter certeza de que você está realmente se colocando em um estado meditativo.