Benefícios do jejum intermitente: Não é uma moda, nem a pílula do emagrecimento, mas sim uma prática milenar que pode te ajudar a emagrecer mais rápido e, ao mesmo tempo, trazer outros benefícios à saúde.
O jejum intermitente tem sido cada vez mais falado e utilizado como estratégia para emagrecimento. Apesar de não ser algo recente, jejuar para perder peso só começou a fazer sucesso em 2013 e desde então se popularizou.
Mas, muito além da perda de peso, pesquisas atuais têm demonstrado importantes benefícios dessa prática, como otimização do metabolismo, melhora da função cognitiva, menor incidência de câncer e melhora da imunidade. Sendo assim, entenda melhor o que é o jejum intermitente e como ele é capaz de aprimorar a sua saúde física e mental.
O que é jejum intermitente?
Jejum intermitente nada mais é do que ficar um longo período sem comer, sendo que pode variar de 12 até 36 horas. Sendo assim, você tem uma janela alimentar mais reduzida. Há diversas maneiras de conseguir fazer essa privação, mas todas elas possuem um período de restrição e outro que se pode comer. As principais são:
- Jejum de 16h: consiste em ficar entre 14 e 16 horas sem comer, incluindo o período do sono, e comer nas 8 horas restantes do dia. Por exemplo, jantar as 9 da noite, e voltar a comer às 13h do dia seguinte.
- Jejum de 24h: é feito por um dia inteiro, fica sem comer durante as 24h por 2 ou 3 vezes por semana.
- Jejum de 36 horas: fica 1 dia inteiro e mais metade do outro dia sem comer. Por exemplo, comer as 9 da noite, passar o dia seguinte sem comer, e voltar a se alimentar as 9 da manhã do outro dia. Este tipo deve ser feito por pessoas mais habituadas a ficar de jejum, e sob orientação médica.
- Comer 5 dias e restringir 2 dias: comer por 5 dias da semana normalmente, e em 2 dias reduzir a quantidade de calorias para cerca de 500.
Entretanto, no período de jejum está permitido água, chá e café sem açúcar ou adoçante. No inicio pode ser um pouco difícil e você sente bastante fome, mas aos poucos o seu organismo começa a se habituar. Além disso, se para você a fome está sendo muito forte e difícil de suportar, não tenha medo de comer algo leve e estragar o seu jejum, afinal ninguém deve sofrer ou passar mal ao adotar este hábito.
Quais os benefícios do Jejum intermitente?
Praticidade de comer com menor frequência
Vamos supor que a sua vida é tão agitada que ela praticamente te força a fazer um jejum. Esse é apenas uma das razões que muitas pessoas buscam o jejum intermitente: não ter que comer tantas vezes durante o dia. Pular alguma refeição já é um grande ganho de tempo na rotina acelerada de muitas pessoas. Afinal, fazer menos refeições significa menos tempo na cozinha preparando e na mesa comendo, além de não ter que lavar as louças que ficaram sujas.
Emagrecer com mais facilidade, com ajuda do jejum intermitente
Talvez esse seja o motivo que faz a maioria das pessoas procurarem o jejum intermitente. Acontece que jejuar faz com que faça menos refeições durante o dia, como já foi dito, sendo assim, a chance de você comer algo que saia da sua dieta por falta de opção é menor do que se estivesse fazendo 6 refeições durante o dia. Além disso, a não ser que exagere na hora que estiver comendo, o jejum permite menor ingestão de calorias. Desse modo, o corpo começa a utilizar os estoques de gordura e carboidrato como fonte de energia e, como resultado, ocorre a perda de peso.
Acelera o metabolismo
Especialmente quando é combinado com alguma estratégia que treina o seu corpo a utilizar a gordura como combustível, como a dieta cetogênica, o jejum intermitente auxilia na queima mais eficiente de gordura. E, por mais que a maioria acredite que reduza o metabolismo, é exatamente o contrário, devido ao aumento da concentração de catecolaminas. Sendo assim, o seu organismo queima ainda mais calorias, ou seja, aumenta o gasto calórico.
O jejum intermitente melhora sensibilidade à insulina
Outro benefício é a melhora da sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de glicose no sangue, fazendo com que o organismo consiga utilizar a insulina de maneira mais eficiente. Assim, vai precisar cada vez menos quantidade para que ela exerça a sua função. Essa é uma ótima notícia pra quem deseja combater a diabetes do tipo 2.
Aumento da secreção de GH
O GH é o hormônio de crescimento responsável por diversas funções importantes no corpo não apenas de crianças e adolescentes, mas de adultos também. Como por exemplo, a construção de massa muscular e a queima de gordura. Uma das formas de aumentar a secreção desse hormônio é justamente a prática de jejum intermitente. Um estudo revelou que após 3 dias de jejum as concentrações de GH aumentaram cerca de 300%.
Autofagia celular
Como já dissemos, quando restringimos as calorias, o corpo busca energia em outras fontes que não seja o alimento. Curiosamente, isso promove a reparação celular, pois durante o jejum o organismo inicia a autofagia celular – uma reciclagem de componentes celulares relacionado à prevenção de diversas doenças, como o Alzheimer e câncer.
Durante esse processo, o lisossomo que está presente na célula quebra e metaboliza as proteínas danificadas que se acumularam ao longo do tempo, ou seja, limpam as células fazendo com que elas funcionem melhor. Além disso, a autofagia celular previne a quebra de tecido muscular e torna os neurônios mais saudáveis.
Combate o estresse oxidativo e a inflamação
O jejum intermitente pode combater tanto o estresse oxidativo quanto a inflamação, os quais estão associados às doenças degenerativas e ao envelhecimento.
Prevenção de doenças cardíacas
Acredita-se que o jejum intermitente posso ter um efeito positivo na prevenção de doenças cardíacas, pois melhora diversos fatores de risco à saúde cardíaca, como:
- Pressão sanguínea
- Colesterol total e LDL
- Triglicérides
- Marcadores inflamatórios
- Glicemia sanguínea
Leia também Top 5 do Emagrecimento e Como definir metas e alcançá-las?