Algumas atitudes que você está tendo no seu dia a dia podem estar prejudicando o funcionamento adequado do seu cérebro. Conheça alguns hábitos perigosos para o cérebro.

hábitos perigosos para o cérebro
Fonte: rawpixel.com – br.freepik.com

Existem muitos hábitos que atrapalham o cérebro a trabalhar com a força total e de forma correta. Além disso, podem aumentar o risco de danos cerebrais como o surgimento de doenças degenerativas e psiquiátricas.

Outro fato importante a ser considerado sobre a saúde cerebral é que este órgão comanda todo o corpo, ou seja, cuidar dele reflete na saúde em todo o organismo. Mas, a boa notícia é que o cérebro possui o que chamamos de plasticidade neural, o que faz com que ele consiga se adaptar às situações em que é exposto. Desse modo, nunca é tarde para corrigir estes hábitos e buscar o perfeito funcionamento cerebral.

Com isso, vamos te mostrar 10 práticas que prejudicam a mente e, consequentemente, todo o organismo.

1. Ignorar o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante durante o seu dia e se você costuma ignorar e ir direto pro almoço ou comer a primeira coisa que vê na frente, está na hora de mudar isso. Nestas situações, a concentração de glicose na corrente sanguínea reduz de forma significativa, faltando nutrientes para nutrir as células neurais e, como é a única fonte de energia que pode ser utilizada pelos neurônios, a longo prazo pode causar uma degeneração do cérebro. Então, selecione alimentos nutritivos e faça um café da manhã digno de um rei.

2. Reagir de forma exagerada é um dos hábitos perigosos para o cérebro

Quando acontece algo que foge do seu controle, procure se acalmar. Quando agimos de forma exagerada ocorre aumento da pressão arterial, sendo que esta tensão prolongada pode danificar as artérias e provocar até mesmo AVC ou aneurismas. Desse modo, em situações de estresse respire fundo para reduzir a pressão e, inclusive, assim conseguirá pensar direito e não agir por impulso.

3. Fumar

Este é um hábito que afeta todo o organismo e traz prejuízos severos à saúde. No caso do cérebro, como ele está intimamente ligado aos pulmões por meio das artérias, as quais irão levar o oxigênio e nutrientes às células neurais, após 10 segundos da tragada, os produtos químicos do cigarro também são levados do pulmão para o cérebro, permanecendo ativo por 20 a 40 minutos. Estas substâncias são nocivas à saúde e irão desregular os neurônios, causar dependência e até mesmo a doença de Alzheimer.

4. Consumir muito açúcar é um dos hábitos perigosos para o cérebro

Pesquisadores descobriram que o alto consumo de açúcar prejudica capacidades cognitivas, como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização de insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue e regula a função cerebral. Neste estudo, ratos que consumiram xarope de milho rico em frutose tiveram além do prejuízo na memória, queda no número de sinapses do cérebro. O xarope de milho é encontrado em produtos industrializados, como refrigerantes, condimentos, comida de bebê e lanches processados. Por isso é importante investir em uma alimentação saudável e com quantidade adequada de açúcar.

5. Não estimular pensamentos

Quanto mais você exercitar a sua mente, mais ativo e potente será o cérebro. Quando não estimulamos este órgão, ele se torna preguiçoso e reduz a velocidade de processamento, dificulta a armazenagem de informações e o raciocínio. Treiná-lo através de jogos, palavras cruzadas, leitura e estudo, evita lesões cerebrais.

6. Dormir pouco

É durante o sono que o cérebro consolida a memória do dia anterior, organiza o pensamento, exercita a criatividade e descansa, preparando-o para o que virá no próximo dia. Além da quantidade, a qualidade de sono é muito importante, por isso, dormir em um ambiente estressante, com muito barulho, luzes acesas e outros estímulos, pode causar o envelhecimento precoce e a morte de neurônios. Desse modo, proporcione um ambiente tranquilo e livre de estímulos para que o seu cérebro tenha o merecido descanso.

7. Dormir com a cabeça coberta é um hábitos perigosos para o cérebro

Você costuma cobrir a cabeça para dormir? Então está na hora de acostumar a dormir com ela descoberta. Isso porque quando você tampa a cabeça ocorre aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) e reduz a concentração de oxigênio, causando tontura, sonolência, confusão mental, ansiedade e queda da capacidade cognitiva a longo prazo.

8. Trabalhar quando estamos doentes

Muitas vezes vamos ao trabalho ou à escola mesmo quando estamos doentes, com tosse, gripe, resfriado etc. Mas isso pode trazer algumas complicações, pois quando a imunidade está baixa o coração aumenta a pressão e o cérebro tem como objetivo restaurar a saúde. Sendo assim, ao trabalhar doente, o trabalho acaba ficando mal feito e a recuperação é mais lenta, já que não está descansando o corpo como deveria. Por isso é importante, nestas situações, beber bastante água e ficar em repouso.

9. Inalar poluição

Este já não é tão fácil de conseguir evitar, principalmente se mora em algum centro urbano, afinal a poluição já está estabelecida e tem crescido a cada dia mais. Com isso, ao inalar muita poluição, o cérebro pode ter deficiência de oxigênio, fazendo com que os neurônios não funcionam de forma adequada, já que ele é necessário para produzir energia e como substrato de algumas reações no corpo, e, assim, haverá menos conexões, que ao longo prazo pode gerar doenças graves.

10.  Falar raramente

Nós precisamos nos comunicar, nem que seja um pouco para ter um bom funcionamento cerebral. A fala melhora a eficiência do cérebro porque trabalha a atenção, aprendizado, memória e capacidade motora. Isso acontece porque durante a comunicação novas rotas neurais se formam e ao evitar conversar, estará dificultando o desenvolvimento. Desse modo, caso seja tímido, se inscreva em algum curso, este é um ótimo ambiente para fazer amizades e se comunicar.

Leia também 12 hábitos de uma pessoa super-saudável