Exercícios de alta performance: atinja a alta performance com esses exercícios e, assim, alcance os seus objetivos.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 46% dos brasileiros vivem uma vida sedentária. O principal motivo está relacionado com o estilo de vida, ou seja, os hábitos diários dessas pessoas que têm como resultado a falta de exercícios e, consequentemente, um mau condicionamento físico.
Quando falamos de alta performance, vários fatores estão relacionados, como por exemplo, alimentação, suplementação, meditação, rotina e atividade física também. Por mais que você não goste, a prática de exercícios é um dos pilares para uma vida de alta performance. Isso significa que de nada adianta ter uma alimentação extremamente saudável, mas negligenciar a atividade física.
Contudo, como se não bastasse, determinados exercícios, além de se complementarem, colaboram para otimizar o seu corpo por completo, tornando mais forte, resistente e flexível. Veja a seguir quais são e como eles irão te beneficiar, de tal modo que consiga alcançar a tão desejada alta performance.
Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), são considerados exercícios de alta performance
HIIT é a sigla para “high intensity interval training”, ou seja, treinamento intervalado de alta intensidade. Sendo assim, a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalados com períodos de descanso que podem ser ativos (mais comum) – a pessoa continua se movendo, porém em menor intensidade – ou passivos, quando a pessoa para por completo.
O HIIT dura pouco tempo, com isso, são treinos de 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo, devido à alta intensidade. É por isso que muitos têm procurado esse tipo de treinamento, pois é possível queimar muitas calorias em um tempo reduzido.
Os exercícios de alta intensidade exigem muito do corpo, fazendo com haja ganhos tanto na agilidade quanto na força. Além disso, acelera o metabolismo por mais tempo, aumenta a capacidade cardiovascular, reduz o apetite, favorece a manutenção de massa muscular, melhora a sensibilidade à insulina e ajuda na coordenação e equilíbrio.
Remo
O remo é muito comum em outros países, mas apesar de ser novo no Brasil, já tem ganhado o coração de muitas pessoas, principalmente para aquelas que buscam a alta performance, emagrecimento e otimização corporal.
Isso porque é um dos esportes mais completos, visto que envolve praticamente todos os grupos musculares (trabalha tanto os superiores quanto os inferiores) e tem uma alta demanda fisiológica, exigindo elevada força muscular e resistência aeróbica. Sendo assim, trata-se de um exercício de força e resistência ao mesmo tempo.
Mas saiba que você não precisa de lagoas ou rios para praticar o remo e obter seus benefícios. Atualmente, muitas academias possuem o remo na máquina e acredita-se que é possível queimar 10 a 15% mais calorias em relação a corrida ou bicicleta.
Yoga
O yoga ou ioga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia, sendo que o termo original é “yuj” que significa juntar, unir e integrar. Os benefícios são inúmeros e são comprovados cientificamente:
Auxiliam na realização de outros tipos de atividades físicas, inclusive no que diz respeito ao preparo psicológico.
- Melhora da flexibilidade e do tônus muscular
- Controle emocional
- Aumento da concentração
- Autoconfiança
- Aumenta agilidade de raciocínio
- Melhora resistência física e mental
- Diminui o estresse e ansiedade
- Reduz inflamação no corpo
- Melhora a saúde do coração
- Aumenta a qualidade do sono
Apesar de muitas pessoas acharem estranho, o yoga promove fortalecimento muscular através de posições que permite o alongamento enquanto você foca na respiração. Sabe o que é melhor? Você pode fazê-lo em qualquer lugar, pois existem aplicativos que te auxiliam sem a necessidade de locomoção.
Pilates
Primeiramente, o pilates não é apenas para grávidas ou para quem tem algum problema. Atualmente, mais de 12 milhões de pessoas praticam esse exercício que é descrito como a arte de movimentos controlados.
Assim como as outras atividades, ele contribui para o tônus muscular, flexibilidade, postura, equilíbrio, condicionamento aeróbico e coordenação motora. Mas, um diferencial é que ele ajuda no realinhamento da coluna e fortalecimento abdominal.
Treinamento funcional é um dos exercícios de alta performance
Apesar de parecer que não passa de uma moda que todo mundo aderiu, os treinamentos funcionais foram feitos baseados em muita ciência. Diferente da musculação, aqui o treino é mais prático e foca o corpo por inteiro, exercitando os seus músculos como se estivesse usando o corpo no dia a dia.
Sendo assim, ele te prepara para as diversas atividades diárias, melhorando a força, condicionamento e resistência. Outros benefícios são vistos na coordenação motora, postura, flexibilidade e equilíbrio, além de ganhos na agilidade, melhora da memória muscular e pouco impacto nas articulações.
Ao mesmo tempo que possa encontrar exercícios só com o corpo, como abdominal, agachamento, flexões, também vemos lutas, tiros, movimentos para coordenação, corda, kettlebell e muito mais. São bem diversificados e dinâmicos, o que significa que hoje você pode ter feito uma coisa que talvez amanhã ou depois de amanhã não faça.
Em longo prazo, os exercícios físicos em geral podem ajudar a evitar diversas doenças (como hipertensão, doenças circulatórias, declínio cognitivo), melhorando a saúde de quem pratica, além de proporcionar uma melhora no bem-estar. Então, já escolheu o que vai fazer hoje?
Leia também Como manter uma rotina de exercícios? e Os benefícios dos exercícios que você não conhecia