Verdadeiras fontes de saúde, os superalimentos podem te auxiliar a alcançar os seus objetivos. Saiba mais do superalimento!
Certamente, nos dias de hoje há busca por um estilo de vida mais saudável tem aumentado e, com isso, as pessoas se preocupam mais com a sua alimentação. Mas, ao mesmo tempo, a vida agitada tem dificultado as nossas escolhas, fazendo com que muitas vezes busquemos alimentos industrializados ou fast food.
Sendo assim, é fundamental saber o que estamos comendo e conhecer a composição dos alimentos, de modo a garantir não apenas saúde, mas também uma alta performance.
Principalmente, o termo superalimento se refere aqueles que se destacam entre os demais por serem ricos em determinados nutrientes, trazendo grandes benefícios ao organismo.
Assim, são grandes aliados para você alcançar o sucesso, tanto profissional quanto pessoal, e você não pode deixá-los de fora do seu cardápio diário. Antes de mais nada, saiba como escolher o melhor superalimento? Assim, acompanhe este post.
Qual o seu objetivo do superalimento?
Para escolher qual o melhor superalimento, o principal ponto a ser levado em consideração é qual o seu objetivo. Acontece que a melhor opção para você não é necessariamente a melhor opção para mim, porque podemos ter metas e dificuldades distintas.
Por exemplo, você quer emagrecer e precisa acelerar o metabolismo, mas eu posso estar querendo no momento apenas melhorar meu desempenho físico, enquanto o meu colega aqui do lado precisa focar mais nas suas tarefas.
Sendo assim, veja quais as melhores alternativas de alimentos que se encaixam em cada tipo de objetivo.
Mais energia e disposição
Muitas vezes a nossa rotina é cansativa. Dessa forma, se mesmo assim você anda desanimado e sem energia, saiba que além do sono e da prática de atividades físicas, a sua alimentação pode ser um dos fatores para isso estar acontecendo.
Não é apenas uma má alimentação, mas também uma dieta desequilibrada, sem níveis adequados dos macronutrientes, que são as proteínas, carboidratos e gorduras.
Assim, incluir determinados alimentos ricos em nutrientes essenciais para a saúde pode te ajudar a ter mais força e ânimo e tudo isso apenas com mudanças simples. Entre eles, os que mais dão energia e disposição são:
- Guaraná em pó
- Café
- Chocolate (quanto maior a quantidade de cacau melhor o efeito)
- Óleo de coco
- Abacate
- Spirulina
- Aveia
- Mel
- Açaí
- Nozes
- Amêndoas
- Castanhas
- Mate
Superalimento para Desempenho cognitivo
Já sabemos que uma alimentação saudável faz bem para o corpo, inclusive para o cérebro. Pesquisas mostram que tanto os macronutrientes quanto os micronutrientes influenciam a disfunção cognitiva em idosos, principalmente as vitaminas do complexo B e os antioxidantes.
Sendo assim, alguns alimentos possuem em sua composição nutrientes que melhoram a conexão entre os neurônios, fornece energia para o cérebro.
Dessa forma, eles aumentam a plasticidade neuronal e reduz a inflamação e a oxidação, contribuindo para uma otimização das funções cognitivas, como memória, aprendizagem e atenção.
Desse modo, se este precisando impulsionar mais o seu cérebro, inclua os seguintes alimentos na sua rotina:
- Café
- Canela
- Cúrcuma
- Salmão
- Baunilha
- Amêndoas
- Abacate
- Azeite de oliva
- Chocolate amargo
- Vitaminas do complexo B
Termogênico
Sabia que você não precisa necessariamente se render ao uso de suplementos termogênicos? Assim, a primeira coisa a se fazer quando se quer perder peso é fazer atividades físicas e ter uma dieta balanceada.
Entretanto, existe a possibilidade de otimizar a eliminação de gordura sem comprometer a saúde através do consumo de alimentos que são capazes de elevar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo.
Mas como isso é possível? Certamente, quando eles são consumidos demandam uma grande quantidade de energia para o processo de digestão, o que contribui para a perda de gordura.
Por isso, se é isto que você está procurando, não deixe de incluir os seguintes alimentos:
- Café
- Óleo de coco
- Hibisco
- Hortelã
- Canela
- Pimenta
- Gengibre
- Cacau
- Chá verde
Superalimento que Melhora da saúde
Certamente, ninguém quer envelhecer bem rápido ou ficar doente? Acho que ninguém, não é mesmo? Assim, é aí que entra os superalimentos: para aumentar a longevidade e prevenir algumas doenças, como Alzheimer, AVC e anemia.
Assim, acontece que muitos dos superalimentos possuem atividade antioxidantes, anti inflamatória e até mesmo bactericida. Dessa forma, eles melhoram o sistema imunológico, auxiliando em tratamentos, prevenindo determinadas doenças e retardando o envelhecimento precoce.
Então se você está em busca apenas em melhorar a saúde, esses são os alimentos ideais para você:
- Goji berry
- Lentilha
- Alho e cebola
- Aveia
- Spirulina (alga)
- Ashwagandha (planta indiana fitoterápica)
- Chlorella (microalga verde de água doce)
- Amêndoas
- Salmão
- Açai
- Chá verde
- Inhame
- Quinoa
- Abacate
- Nozes
- Gengibre
- Canela
- Chocolate (70% cacau)
Claro que não é necessário que inclua todos esses alimentos na sua alimentação diária, o importante mesmo é ver o que precisa, o que gosta e, assim, adaptar a sua dieta a partir disso. Além disso, o ideal é que busque a ajuda de um profissional e falar com ele onde você quer chegar e como fazer isso a partir da sua alimentação.
Leia também Como manter uma rotina de exercícios? e Alimentação saudável: como conseguir?