Saiba os benefícios de se consumir chocolate amargo e outros alimentos ricos em triptofano. Seus diversos mecanismos fisiológicos e comportamentais como sono, depressão, ingestão alimentar, fadiga, entre outros.
Certamente, a cada dia as pessoas têm se preocupado mais com alimentos ou suplementos que contém substâncias que são capazes de suprir não apenas as necessidades básicas, mas também melhorar o desempenho em todos os aspectos e alcançar a melhor versão de si mesmo.
Um exemplo é o triptofano, um aminoácido essencial, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-lo e, por esse motivo, devemos consumir através da alimentação. Assim, ele pode ser encontrado no chocolate meio amargo, nozes, castanha-do-pará, queijo, ovo, salmão e até mesmo na forma de suplementos em cápsulas, comprimido ou pó.
Certamente, a deficiência desse aminoácido pode gerar alguns problemas na saúde, como insônia, depressão, ansiedade, impulsividade e até mesmo crescimento deficiente em crianças.
Isso acontece porque o triptofano exerce diversas funções no organismo, seja como precursor da serotonina, promovendo o crescimento normal, atuando na síntese proteica ou realizando a manutenção de outros mecanismos fisiológicos. Dessa forma, saiba mais sobre os benefícios que esse aminoácido traz? Confira a seguir.
1. A Melhora do sono é um dos benefícios de chocolate amargo e outros alimentos ricos em triptofano
A serotonina e a melatonina são hormônios que estão relacionados com o sono e ambos são produzidos pelo corpo a partir do triptofano. Dessa forma, diversos estudos têm demonstrado os benefícios do aumento da ingestão de triptofano não apenas para melhorar a qualidade do sono, mas também para prolongar a sua duração e sem causar dependência.
2. Reduz o estresse
O triptofano é um ótimo aliado para aliviar o seu estresse. Isso porque ele é capaz de reduzir a produção de marcadores bioquímicos do estresse, principalmente o cortisol, um hormônio que em altas concentrações constantes pode gerar graves efeitos no organismo, como dificuldade de aprendizagem, aumento do peso, baixo crescimento etc.
3. O combate a depressão é um dos benefícios chocolate amargo e outros alimentos ricos em triptofano
A serotonina tem sido reconhecida como o principal neurotransmissor relacionado à depressão. Tanto que a maioria dos medicamentos agem justamente aumentando sua produção ou inibindo a recaptação. Acontece que o triptofano é um dos precursores da serotonina, ou seja, sem ele este neurotransmissor não é produzido.
Desse modo, diversas pesquisas têm demonstrado a relação entre as concentrações de triptofano e a prevenção e tratamento para esta doença e inclusive potencializando os efeitos dos medicamentos.
Isso ocorre, pois, a quantidade de neurotransmissor produzida está diretamente ligada com a biodisponibilidade do triptofano. É por isso que os médicos indicam o aumento da ingestão de alimentos que possuem esse aminoácido em sua composição.
4. Controla a ansiedade e melhora o humor
A serotonina atua no cérebro controlando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor. Como o triptofano aumenta a produção deste neurotransmissor, pesquisas mostram que o aumento da ingestão de triptofano ajuda e previne a ansiedade, controla sintomas de TPM (tensão-pré-menstrual) e traz uma sensação de bem-estar.
5. Aumenta o tempo de saciedade também é um dos benefícios de se consumir chocolate amargo e outros alimentos ricos em triptofano
A qualidade de sono depende da produção de melatonina e está diretamente relacionada com a concentração de leptina, o hormônio da saciedade. Além disso, pesquisas mostram que o aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos e ocorre devido às concentrações de serotonina. Com isso, ao estimular a produção desses hormônios, o triptofano aumenta o tempo de saciedade.
6. Auxilia no controle de peso
Muitas vezes a alimentação está associada com o emocional, como por exemplo, em estados de ansiedade ou depressão, geralmente as pessoas tendem a consumir mais e, ainda por cima, alimentos mais calóricos.
Sendo assim, a ingestão de triptofano aumenta a produção de serotonina. Dessa forma, ela ajuda a atingir a saciedade facilmente.
Assim, é possível controlar a ansiedade que muitas vezes leva a compulsão alimentar e dá uma sensação de prazer. Isso não apenas ajuda no controle do peso, mas também no emagrecimento.
7. Aumenta a capacidade de memória e aprendizagem
A serotonina também está ligada com aspectos cognitivos, como a memória e a capacidade de aprendizagem. Desse modo, o triptofano tem sido considerado um nootrópico natural, ou seja, uma substância natural capaz de promover o aumento cognitivo e, ao mesmo tempo, proteger o cérebro de danos químicos e físicos, além de possuir poucos efeitos secundários e apresentar baixa toxicidade. Isso significa que o aumento da ingestão de triptofano permite a otimização da memória e do aprendizado.
8. Melhoria do desempenho é um dos benefícios chocolate amargo e outros alimentos ricos em triptofano
Ainda, o triptofano pode ser utilizado para melhorar o desempenho físico durante o exercício, através do aumento da força e resistência, além da redução dos sintomas de fadiga. Consequentemente, é possível aumentar não apenas a intensidade, mas também o tempo, conseguindo alcançar melhores resultados.
9. Estimula liberação de GH
Por fim, este poderoso aminoácido estimula o aumento da produção de GH (hormônio do crescimento). Por sua vez, este hormônio é responsável pelo crescimento adequado em crianças, sendo importante uma dieta rica em triptofano durante essa fase, e, ainda, pode auxiliar no aumento da hipertrofia muscular, o que faz muitos atletas buscarem suplementos contendo este aminoácido.
10. Diminui a hiperatividade
Um estudo realizado na Suécia identificou menores concentrações de triptofano em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em relação às que não possui a doença – uma diferença de cerca de 50%. Mais uma vez isso está relacionado às concentrações de serotonina, que atua como calmante e sedativo natural, reduzindo a hiperatividade.
Leia também Alimentação saudável: como conseguir? e 8 dicas para melhorar a memória