Muito mais do que apenas otimizar a concentração, o guaraná traz inúmeros benefícios à nossa saúde.
Uma planta nativa da Amazônia, a Paullinia cupana ou guaraná pode ser encontrado na forma de pó, extraído das sementes após passarem pelo processo de secagem, serem torradas e então moídas. Porém, é possível também ser visto como xarope, principalmente em bebidas, apesar de ser em quantidade bastante inferior.
Geralmente, é muito conhecido pela sua capacidade estimulante do sistema nervoso central por ser rico em cafeína. Entretanto, possui em sua composição uma variedade de substâncias que trazem muitos benefícios à saúde, que vão muito além do efeito no cérebro. Quer saber mais como o guaraná pode te ajudar? Então continue lendo este post.
1. Guaraná melhora desempenho na atividade física
Esse é um dos principais motivos que as pessoas procuram o guaraná: seu efeito energético de forma sustentada, já que é liberado lentamente. Com isso, há um estímulo do sistema nervoso central, fornecendo mais energia, motivação e retardando a fadiga durante exercícios prolongados e exaustivos, o que faz com que melhore o desempenho de atletas e praticantes de atividades físicas.
2. Auxilia na perda de peso
Um outro motivo que faz com que muitos incluam o guaraná em sua dieta é a sua capacidade termogênica, aumentando o gasto energético e favorecendo a lipólise – quebra da gordura. Mesmo que ele seja um bom aliado na perda de peso, saiba que o emagrecimento é um processo que requer compromisso e equilíbrio com uma alimentação saudável e prática de exercícios físico e o guaraná não fará nenhum milagre.
3. O guaraná também melhora a circulação sanguínea
O guaraná previne a arteriosclerose e regula o ritmo cardíaco, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a formação de placas de gordura dentro das artérias. Desse modo, facilita o fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos.
4. Vida sexual mais feliz
Um poderoso afrodisíaco natural, o guaraná pode te levar a uma vida sexual mais satisfatória. Além de estimular a libido, melhora a resistência e disposição, tanto em homens quanto mulheres. Isso ocorre devido a presença da cafeína, antioxidantes e vasodilatores que fortalecem o organismo como um todo, inclusive os órgãos sexuais.
5. Possui propriedades antioxidantes
Muito rico em substâncias antioxidantes, o guaraná pode até mesmo funcionar como um anti-aging. Entre elas estão cafeína, teobromina, taninas, saponinas e catequinas, as quais agem inibindo a oxidação de outras moléculas e, assim, protegem as células do organismo contra a ação dos radicais livres – eles levam à morte celular e aceleram o envelhecimento.
6. O guaraná também ajuda no combate ao estresse
Por mais que ele seja um estimulante nato, ele também possui propriedades calmantes, aliviando o estresse e a ansiedade. Além disso, aumenta o entusiasmo, melhora o humor e promove uma sensação de bem-estar.
7. Reduz a fadiga e aumenta o foco
Como estimula o sistema nervoso, geralmente o guaraná é encontrado em muitos suplementos e bebidas energéticas, visto que possui alta concentração de cafeína. Além da cafeína, a teobromina e teofilina atuam no tálamo, região cerebral envolvida com a atenção focalizada, seletividade ao objeto e estado de alerta. Como resultado, há um aumento da concentração e reduz a fadiga mental, melhorando a capacidade cognitiva – memória, atenção, aprendizagem, raciocínio etc.
8. O guaraná deixa a pele mais bonita e saudável
Como ele tem um efeito diurético, a eliminação de toxinas do corpo se torna mais eficiente devido ao aumento da frequência de micção. Sendo assim, a pele fica com um aspecto mais saudável e evita o aparecimento de acnes e erupções cutâneas, por exemplo. Além disso, como age como antioxidante e melhora a circulação sanguínea, os danos causados pela idade, sardas e rugas são reduzidos.
9. Alivia dores de cabeça
Algo que poucos sabem é que o guaraná tem sido utilizado no tratamento de enxaquecas e demais dores de cabeça, devido a ação vasoconstritora da cafeína nos vasos sanguíneos cerebrais – reduz o diâmetro dos vasos no cérebro – e, desse modo, alivia rapidamente as dores.
10. Controla a glicemia
Se você tem ou conhece alguém com diabetes, saiba que a pectina presente no guaraná auxilia no controle da glicemia. Esta potente fibra torna o esvaziamento gástrico mais lento, o que impede que ocorra picos de glicose e, desta forma, de insulina também. Entretanto, isso não é apenas bom para quem tem diabetes, o guaraná também previne a resistência à insulina em pessoas saudáveis.
11. O guaraná também possui propriedades antibacterianas
Estudos mostram que o guaraná suprime a proliferação de Escherichia coli (presente no intestino e pode causar diarreia) e Streptococcus mutans (responsável pelas cáries dentária). Acredita-se que essa propriedade antibacteriana se deve à combinação da cafeína com as catequinas e tanina.
12. Controla os níveis de colesterol
Alguns componentes do guaraná ajudam no controle do colesterol. Enquanto os flavonóides e saponinas reduzem o LDL, aquele é considerado o ruim, a teobromina aumenta o HDL, o colesterol bom. Além disso, a pectina pode aumentar a secreção de ácidos biliares e, consequentemente, ocorre a redução da concentração plasmática de colesterol.