Aprenda como definir metas e alcançá-las.

Você sabia que apenas 8% das pessoas conseguem manter seus objetivos? Isso significa que os outros 92% desistem no meio do caminho. Há uma diferença fundamental entre esses dois grupos: as pessoas bem-sucedidas sabem como definir metas e alcança-las.

Mas o que seria uma boa meta? Bom, uma boa meta deve ter várias coisas: um propósito profundo por trás dela, parâmetros claros para o sucesso e um sentido diversificado que torna mais fácil lidar com o fracasso. Desse modo, se você quer saber como definir metas e alcançá-las, continue lendo este artigo que iremos te ajudar.

Definir metas e alcança-las dá trabalho

Existem pessoas que conseguem ter sucesso e alcançam os seus objetivos, mas o que as diferencia? Essa é uma boa pergunta e saiba que existem algumas razões pelas quais as pessoas falham em seus objetivos. Segundo o treinador Brendon Burchard, “Você tem que perguntar, ‘quem devo me tornar para alcançar o propósito que desejo?’”.

Alcançar os objetivos é um trabalho árduo e exige que você faça coisas que provavelmente não queira fazer, o que explica porque 92% das pessoas falham. Acontece que a motivação pode acabar e quando isso acontece, você tem que trabalhar duro para permanecer comprometido com seus objetivos.

Mas se não tiver com os olhos fixos no prêmio e pensar a longo prazo, certamente vai falhar. Com um pouco de orientação e a mentalidade certa, você pode definir metas significativas e realmente alcançá-las.

Então, veja como definir boas metas, persegui-las adequadamente e chegar a minoria das pessoas que seguem suas resoluções de ano novo.

Crie um propósito, não procure por ele

Normalmente, as metas que realmente valem a pena são as mais difíceis de serem alcançadas. Você vai lutar, falhar, aprender e trabalhar duro e, quando atingir seu objetivo, será uma pessoa mais forte do que era quando começou.

Mas para enfrentar tudo isso, seu objetivo tem que significar realmente algo para você e é você quem decide sobre este significado. Então, decida sobre quem você quer ser e não deixe que outras pessoas lhe digam que você deve ser.

O significado não é algo que você encontra, é algo que você cria, e se seus objetivos não estiverem cheios de significado, você não vai desejá-los tanto para ficar com eles em tempos difíceis.

Por exemplo, perder peso apenas por aparência é algo muito superficial, mas fazer isso porque quer ter força e resistência o suficiente para brincar com os filhos e netos, é algo mais profundo e mais significativo, então, provavelmente vai conseguir se comprometer com essa meta.

Sendo assim, identifique um propósito que impulsiona seus objetivos e faça algo que realmente importe para você em um nível profundo.

Como definir bons objetivos para você (e realmente alcançá-los)

Depois de escolher uma meta com um propósito, é hora de descobrir como alcançá-la em um nível prático. Para isso, é preciso definir parâmetros claros para avaliar se está conseguindo alcançar ou não e poderá descobrir onde está falhando e corrigir.

Vamos continuar com o exemplo anterior. Você quer ser uma mãe melhor para seus filhos e, no momento, está com excesso de peso para correr com eles sem perder o fôlego. Como seria o sucesso? Escreva os parâmetros:

  • Perder 10 por cento de gordura corporal
  • Jogue bola com seus filhos por uma hora, quatro vezes por semana
  • Ser capaz de correr um quilômetro em menos de oito minutos

Você notará que todos esses parâmetros de sucesso são quantificáveis e não há espaço para interpretação: ou você consegue ou não.

A próxima etapa é definir um cronograma para seus objetivos. Talvez você queira perder 1% de gordura corporal por semana ou comece jogando bola com seus filhos uma vez por semana e trabalhe até quatro vezes por semana nos próximos seis meses.

Estabeleça um cronograma claro e torne-o desafiador o suficiente para que você falhe 20-40% das vezes. Essa falha significa que você está ultrapassando seus limites. Procure reduzir a quantidade de falhas semana a semana.

Resumindo, seus objetivos devem ter:

  • Um tema que te impulsiona
  • Critérios práticos e quantificáveis ​​para o sucesso
  • Uma linha do tempo que o desafia para que você falhe 20-40% do tempo

Não coloque todos os ovos na mesma cesta

Certamente você vai falhar durante o caminho algumas vezes, isto faz parte do processo, mas ele não é nada agradável, não é mesmo? É doloroso descobrir que você não é bom em algo, e é preciso humildade para aceitar suas deficiências e trabalhar para corrigi-las. A maioria das pessoas tenta evitar o fracasso, o que é uma missão tola; em vez disso, torne-se mais resiliente ao fracasso tendo vários objetivos ao mesmo tempo.

Ter vários objetivos diversifica o significado de sua vida. Talvez você falhe na meta A um dia, mas faz um ótimo trabalho nas metas B e C. Isso torna o fracasso da meta A menos devastador e permite que você descubra por que falhou e corrija-o em vez de ficar sobrecarregado por seu fracasso .

Mas, estabeleça apenas três ou quatro metas por vez, pois mais do que isto podem te sobrecarregar e reduzir o valor de cada uma e menos significa que você está muito empenhado em cada meta e, quando inevitavelmente falhar, vai se sentir muito mal e desistir.

Contudo, use essas ferramentas para definir boas metas para você. Assim, você irá conseguir deixar bem claro o que realmente quer, por que e como vai conseguir. Você pode se surpreender com o que você pode fazer.

Veja também Autocuidado: o segredo é começar e Ansiedade: descubra como domar esta fera