Não há nada melhor do que passarmos um tempo de qualidade com as pessoas que amamos. Por isso, programar uma viagem em família é agradável, além de ser fundamental para a nossa aproximação.
Afinal, as viagens em família servem para nos aproximar, ainda nos ajuda a confiar mais uns nos outros, além de nos proporcionar mais intimidade, pois com a correria do dia a dia, algumas coisas passam despercebidas.
Assim, nesses momentos criamos memórias conjuntas que alimentam nossas conexões. Dessa forma, viajar em família é, extremamente, importante, pois, memórias compartilhadas nos dão as melhores percepções de uma relação e no futuro relembrar o que vivemos durante uma viagem traz aquela sensação de aconchego.
Além disso, viajar com os filhos também é uma excelente oportunidade de aprendizado. Por isso, independente do destino, os pequeninos estarão em contato com diversas culturas sociais, históricas e gastronômicas.
Desse modo, as viagens podem contribuir para a formação intelectual e social dos nossos filhos. Logo, aproveite o momento para ensinar as crianças. Então, programe passeios em que elas possam conhecer mais sobre a história e a cultura local, e inclua na alimentação pratos típicos da região.
Porém, como nem tudo são flores, há também algumas coisas que devemos ficar em alerta ao viajar com eles.
Confira, abaixo, algumas dicas que separei para ajudar nesse momento de aventura com os pequeninos!
Prepare uma mala prática para sua viagem em família:
Nessas horas é importante se organizar bem para não se esquecer de nada. Uma viagem em família é quase uma mudança, por isso, devemos nos atentar e fazer um bom planejamento para preparar uma mala adequada.
Assim, para que não haja problemas na hora da viagem, comece a se organizar, pelo menos, uma semana antes.
Em primeiro lugar, confira a previsão do tempo, pois ela vai te ajudar na hora de escolher o que levar para a viagem, mesmo que não dê para acreditar 100% nela , ela vai ser bem útil no seu planejamento.
Em segundo lugar, separe “peças-chaves” e monte combinações ainda em casa, pois vão facilitar na hora de fechar a mala.
Além disso, é legal que você faça uma lista de controle com itens em comum para toda a família, como sabonete, pasta de dente e protetor solar, e outra, individual, como roupas íntimas e calçados.
Por fim, como em praias, as crianças utilizam e consomem muita roupa de banho, leve menos opções de peças, como calças jeans, calçados, meias e camisas.
Quer saber ver mais dicas de como montar uma mala eficiente, veja este tutorial que preparei:
Inclua todos no planejamento dos destinos
É importante que todos se sintam parte do planejamento, principalmente, na escolha do destino.
Por isso, aceite sugestões de destinos. Caso não queira fugir do orçamento, busque 3 opções e faça uma votação com as crianças.
Com isso, elas ficaram muito satisfeitas, e assim as chances dos seus filhos não gostarem do passeio serão quase zero.
Pesquise sobre as hospedagens
Há várias opções de hotéis, pousadas e resorts com acomodações que tenham estruturas para crianças, como monitoria, espaço de recreação e playground.
Sendo assim, analise se o lugar em que você vai se hospedar oferece atividades para os seus filhos proporcionando uma viagem mais confortável e segura. Dessa forma, as crianças e nós pais aproveitamos muito a viagem.
Planeje os gastos da sua viagem em família
Quando fazemos viagens temos o mau hábito de gastar além do que devemos e quando estamos com crianças, manter o equilíbrio financeiro fica ainda mais difícil.
Porém, para evitarmos isso, devemos fazer uma planilha de gastos fixos e variáveis. Para evitarmos surpresas, devemos pesquisar, por passagens e hospedagens em promoção.
Seja claro com seus filhos sobre o dinheiro, caso eles já consigam entender. Nesses momentos, é importante não ceder todas as vontades das crianças, portanto, atente-se e saiba dizer não.
Outra coisa que pode ajudar a gastar menos é fazer compras e preparar uma bolsa térmica com lanches , como sanduíches naturais, sucos, frutas, biscoito e bastante água. Assim, você não ultrapassa o orçamento!