Seja aliviando os sintomas da TPM ou da menopausa ou até mesmo protegendo o coração, a vitamina B6 é um importante aliado à sua saúde.
A vitamina B6 é encontrada em diversos alimentos, tais como peixes, fígado, batata e frutas, e desempenha funções bastante importantes em nosso organismo, seja mantendo a produção de energia adequada, produzindo neurotransmissores ou sintetizando células de defesa.
Desse modo, os benefícios que ela proporciona são muitos e bastante variados, podendo ser considerada um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano. Por esse motivo, resolvemos selecionar 15 benefícios que ela traz para a nossa saúde e principalmente seus benefícios para TPM.
1. Protege o sistema cardiovascular
A vitamina B6 reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois diminui a inflamação, inibe a produção de radicais livres e evita o acúmulo de homocisteína, um aminoácido que está associado com o surgimento desse tipo de doença, como o AVC, pois causa danos às paredes das artérias.
2. Estimula a capacidade cognitiva, mesmo nos dias difíceis de TPM
Além de atuar na produção de neurotransmissores, como a serotonina e a norepinefrina, a vitamina B6 atua na formação da bainha de mielina, responsável pelo revestimento dos nervos e participa da condução do impulso nervoso. Com isso, a B6 estimula a capacidade cognitiva – memória, concentração, raciocínio, tomada de decisões e muito mais – sendo então associada ao aumento do foco mental, além de aliada contra perda de memória e diminuição cognitiva relacionada com a idade, diminuindo o risco de Alzheimer. Por esse motivo, é considerada um nootrópico natural.
3. Previne anemia
A hemoglobina é essencial para transportar o oxigênio pelo sistema circulatório e, assim, distribuí-lo para as células. Acontece que a B6 é essencial para a produção desta proteína e, desse modo, em casos de deficiência, há redução da quantidade de hemoglobina, levando à anemia. Sendo assim, uma dieta rica em B6 é uma das estratégias para reverter e prevenir os casos de anemia.
4. Alivia a TPM
A tensão pré-menstrual ou TPM é um verdadeiro incômodo, não é mesmo? Entretanto, alguns estudos sugerem que a ingestão de vitamina B6 pode reduzir não apenas a gravidade dos sintomas – irritabilidade, ansiedade, falta de concentração etc. – mas também a ocorrência.
Como as vitaminas do complexo B estão envolvidas na produção de neurotransmissores, acredita-se que a B6 aumenta a concentração de serotonina, melhorando o humor e inclusive a dor. Além disso, ela ajuda a regular as concentrações de estrógeno, eliminando o excesso deste hormônio.
5. Combate a depressão e ansiedade principalmente durante a TPM
A B6 é fundamental para a produção de alguns neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, que, por sua vez, estão relacionados com o sistema de recompensa ou bem-estar. Com isso, alguns estudos mostram que ela diminui o risco de depressão e ansiedade.
6. Cuida da saúde da pele, cabelos e unhas
Através do aumento da elasticidade e redução do ressecamento, a vitamina B6 retarda o aparecimento de rugas e outros sinais envelhecimento. Isso acontece graças à sua participação no metabolismo e digestão das proteínas, os quais são processos essenciais para a saúde da pele e fortalecimento e crescimento dos cabelos e unhas.
7. Auxilia na produção de leite
Sabe-se que a produção de leite aumenta a demanda nutricional da mãe como um todo. Dito isso, gestantes e lactantes necessitam de suplementação de vitamina B6, pois ela está relacionada ao metabolismo da proteína que é consumida, a qual será utilizada para produzir a proteína do leite na mãe.
8. Combate inflamações articulares
Alguns estudos demonstram que o consumo de vitamina B6 pode ajudar nos tratamentos de inflamações articulares em doenças como artrite reumatoide e síndrome do túnel do carpo, aliviando os sintomas (dor, inchaço e queimação) através da sua ação mediadora da resposta inflamatória no organismo.
9. Alivia efeitos da reposição hormonal
Mulheres na menopausa e que são suplementadas com vitamina B6 tem os efeitos colaterais da reposição hormonal reduzidos, visto que essa vitamina regula as concentrações do estrógeno. Consequentemente, mesmo quando em excesso ou falta, os sintomas são amenizados.
10. Combate a compulsão alimentar, inclusive a que te ataca na TPM
Como participa da formação da serotonina, um neurotransmissor ligado com o bem-estar, a vitamina B6 ajuda a controlar a compulsão alimentar.
11. É bom para a visão
Outro benefício da vitamina B6 está relacionado à saúde da retina, sendo fundamental no combate às inflamações e outras doenças que atingem essa região dos olhos, as quais interferem na sua integridade e funcionamento.
12. Fortalece o sistema imunológico
A vitamina B6 age mediando os sinais do sistema imunológico, de modo a aumentar as defesas do organismo através da síntese de linfócitos e anticorpos. Sendo assim, ela fortalece este sistema regulando a sua resposta diante de inflamações, câncer e demais doenças.
13. Reduz pedras nos rins
Quando é combinada com o magnésio, a vitamina B6 reduz a probabilidade de formação de pedras nos rins através da redução da concentração de oxalato. Ainda, auxilia na manutenção do equilíbrio eletrolítico (sódio e potássio), o que também contribui para a saúde renal.
14. Melhora enjoos durante a gravidez
Além de ser utilizada para suprir a demanda do feto, alguns ginecologistas indicam a vitamina B6 para controlar os enjoos matinais e vômitos durante a gestação. Desse modo, deve incluir alimentos ricos em B6 e apenas utilizar suplemento quando o médico solicitar.
15. Produz energia, o que ajuda muito na TPM
Ela atua como coenzima de diversas reações que acontecem no organismo, inclusive da produção de energia através da sua ação no metabolismo de proteínas e gorduras.