Acabar com o sono interrompido é com toda certeza um dos maiores objetivos da vida de uma mãe e pai. Por isso, aprender o que fazer para chegar lá é tão importante.
No entanto, existem diversos motivos pelos quais as crianças acordam durante a noite a partir de um ano de idade. Certamente, també existe muito o que aprender e o que ajustar para que interrupções noturnas não virem uma rotina.
Alguma das razões pelas quais as crianças acordam durante a noite são:
- Falta de uma rotina estruturada durante o dia;
- Falta de horário e de uma rotina se sono;
- Super estimulação durante o dia (excesso de compromissos);
- Excesso de uso de equipamentos eletrônicos;
- Dependência exagerada da presença de um dos pais.
Ademais, existe uma habilidade muito importante a ser adquirida pela crianças, que é a habilidade de pegar no sono sozinha. Assim, o treino dessa habilidade pode começar nos primeiros dias de vida e fazem toda a diferença.
No entanto, se você tem uma criança mais velha e ainda nunca a ensinou a pegar no sono sozinha, nunca é tarde para começar. A diferença é que quanto mais velha a criança é mais tempo ela demora para adquirir esse hábito, mas é totalmente possível.
Entenda porque o seu filho tem o sono interrompido?
Os motivos mais comuns pelos quais as crianças tem o sono interrompido, são hábitos e rotinas desajustadas. De forma que, os mesmos não contribuem para um sono tranquilo e equilibrado.
Tais desequilíbrios podem ocasionar problemas de saúde, comprometimento do desenvolvimento psíquico e físico.
É claro, que existem algumas fases marcantes no desenvolvimento infantil onde essas interrupções são normais e parte do desenvolvimento, uma bem característica é a crise da separação.
A ciência ainda não tem uma resposta sobre o porque essas interrupções acompanham essa fase do desenvolvimento, no entanto já identificou essa correlação com essa etapa.
A super estimulação diurna e falta de sonecas também são extramente prejudiciais para que a criança alcance um sono tranquilo e sem interrupções durante a noite. Ao contrário do que a maioria tende a pensar um dia sobrecarregado não produz uma noite de sono de qualidade.