“A felicidade não está pronta. Isso vem de suas próprias ações.” Dalai Lama

felicidade
Fonte: ArthurHidden – br.freepik.com

A felicidade pode até parecer estar fora do nosso controle, mas na verdade nós temos muito mais influencia sobre o nosso humor do que imaginamos. A maioria das pessoas se sente adequadamente feliz, mas há coisas simples que pode ser feito para se sentir mais feliz. Geralmente são fáceis de alcançar, não gastam muito tempo, energia ou dinheiro e podem nos fazer mais felizes.

Quer aprender como hackear a sua felicidade? Continue lendo este post e leve a sua felicidade a níveis que você nunca conseguiu alcançar antes.

Subtipos de felicidade

Existem dois componentes principais da felicidade:

Hedonia

Diz respeito ao prazer puro e simples. É um rápido aumento de prazer. Como por exemplo, sexo, boa conversa, uma compra por impulso ou uma refeição deliciosa.

Eudaimonia

Vem de significado e propósito, ou seja, o crescimento pessoal, a auto aceitação, os objetivos de vida e as amizades profundas contribuem para a eudaimonia.

A hedonia e a eudaimonia se alimentam mutuamente e contribuem para a felicidade geral. Você quer os dois equilibrados. A hedonia é fácil de encontrar e tem vida curta, sendo assim, muito disso pode levar ao vício. A eudaimonia, por outro lado, dá muito trabalho, e perseguir seus sonhos sem perder um minuto para se divertir pode esgotar você. A felicidade sustentável vem do equilíbrio entre prazer e propósito. Vamos falar sobre como você pode obter bastante dos dois em sua vida.

Maneiras de criar felicidade sustentável de longo prazo

Exercício

O exercício melhora quase tudo, incluindo o humor. O exercício aeróbico moderado deixa você mais feliz e criativo. Já o efeito do treinamento de força na felicidade é menos claro, embora haja muitas experiências pessoais que relatam que você sentirá uma melhora no humor após chegar à academia de musculação.

Se você não quer suar, você pode simplesmente caminhar. Existem pesquisas que mostram que 10 dias de caminhada foram suficientes para aliviar os sintomas de pessoas deprimidas.

Ficar com raiva

Não dá pra ser positivo e feliz o tempo todo. Tristeza, raiva e outras emoções “negativas” fazem parte da vida, e entrar em contato com elas pode realmente torná-lo mais feliz no geral. Um estudo com cerca de 37.000 pessoas descobriu que maior variedade de emoções que você expressa (emodiversidade) se correlaciona com maior felicidade geral, mesmo se você estiver experimentando emoções como tristeza, vergonha e raiva regularmente.

Algumas pessoas estão naturalmente em contato com suas emoções, mas se você tende a reprimir as coisas, tente o seguinte: da próxima vez que sentir vontade de chorar, chore. Se alguém te deixar com raiva, fique com raiva. E por outro lado, se você está se sentindo grato ou amoroso, expresse isso também. Quanto mais consciente você estiver de suas emoções, mais feliz você será.

Passe tempo com os amigos e toque-os mais

Os humanos são as criaturas mais sociais do planeta, então não é surpresa que a força de sua conexão com os outros desempenhe um papel tremendo em quão feliz você. A relação social também diminui o risco de câncer, doenças cardiovasculares e demência.

Sabe aquela sensação gostosa de quando nos damos bem com alguém? Isso ocorre graças à ocitocina, um hormônio que aumenta a confiança, gentileza, empatia, gratidão e uma cascata de outras emoções, todas contribuindo para a sua felicidade geral. Além disso, ativa as vias de recompensa no cérebro, para que você e a pessoa que você toque se sintam bem.

O toque humano, em particular, causa uma enorme liberação de ocitocina, tornando-o uma das maneiras mais rápidas de se relacionar com as pessoas. Infelizmente, o contato é raro atualmente, visto que uma das desvantagens da tecnologia é que é difícil dar um abraço em alguém pelo telefone. O contato humano não sexual está se tornando cada vez menos comum, especialmente entre amigos e conhecidos. Mas aqui estão algumas soluções alternativas:

  • Comunique mais através do toque: um cutucão no braço ou um high-five já serve. No inicio você pode ficar desconfortável, mas vai começar a ser natural rapidamente.
  • Comece um hobby que envolva contato físico prolongado, como o jiu-jitsu. Além de exigir confiança em seus parceiros, o que é outro impulsionador da felicidade, você aprenderá a usar seu corpo de novas maneiras incríveis.
  • Arrume um cachorro: os donos de animais de estimação são, em média, mais felizes, e um estudo de 2012 descobriu que quando dão beijos em seus cachorros, ambos liberavam oxitocina. Acariciar também é bom, mas cuidado para não exagerar, pois a sensação de ser agarrado pode estressar um cachorro.

Compre felicidade (mais ou menos)

Ser rico não é suficiente para deixá-lo feliz, mas você pode usar o dinheiro de maneiras que aumentem a sua felicidade. O truque para comprar felicidade é gastar bem o seu dinheiro, ou seja, tem a ver com como você o gasta e não o quanto você ganha. Segundo pesquisadores de Harvard, estas são as formas de usar o dinheiro para maximizar sua felicidade:

Seja generoso

Gastar dinheiro com os outros parece ser universalmente satisfatório. Estudos nos EUA e em Uganda, duas culturas muito diferentes, descobriram que gastar dinheiro extra com um amigo é mais satisfatório do que gastá-lo consigo mesmo. Além disso, uma pesquisa de imagens cerebrais de 2007 revelou que a generosidade na forma de dar presentes também acende o centro de recompensa de seu cérebro.

Se você quiser transformar a generosidade em um hábito, reserve uma porcentagem do seu salário para gastar com outras pessoas. Não precisa ser muito, 5% já é um bom número. O importante é adquirir o hábito de espalhar o amor.

Compre experiências, não coisas para ter felicidade

Um novo par de sapatos pode até lhe dar um breve prazer (hedonia), mas no longo prazo você não obterá satisfação (eudaimonia) em comprar bens materiais. Sendo assim, gaste seu dinheiro em experiências: faça viagens, leve um amigo para jantar, visite um safári. Veja o dinheiro como uma ferramenta para alimentar suas paixões, em vez de uma forma de acumular coisas, pois assim você vai tirar mais proveito disso.

Divirta-se

Este parece óbvio, mas é muito fácil se envolver na vida adulta e esquecer de se divertir. O trabalho e outras obrigações podem se acumular rapidamente e são importantes, mas se você não os equilibrar, eles podem dominar sua vida.

Relaxar é tão importante quanto trabalhar, e um contribui para o outro: divertir-se torna você cerca de 12% mais produtivo no trabalho. Então, cozinhe, leia, dance, corra com seus filhos ou apenas relaxe e assista um pouco de TV. Seja o que for que você goste de fazer, reserve um tempo para você mesmo e não deixe as obrigações atrapalharem.

Pratique a gratidão

A gratidão é um dos mais fortes indicadores de felicidade. Em um estudo de 2003, os participantes escreveram coisas pelas quais eram gratos no final de cada dia, coisas que os incomodavam ou coisas neutras. Depois de duas semanas, os participantes gratos estavam mais felizes, mais positivos, mais socialmente corajosos, mais propensos a ajudar os outros e mais abertos emocionalmente, inclusive até dormiram melhor.

Sendo assim, reserve um minuto antes de dormir para pensar nas coisas boas da sua vida e nos momentos positivos do seu dia.

Melhore o seu humor com suplementos para encontrar a felicidade

Os suplementos também podem deixá-lo mais feliz. Aqui estão quatro suplementos que melhoram o humor:

L-triptofano

O triptofano é um precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor. Os antidepressivos prescritos como os ISRSs (inibidores seletivos da recaptação da serotonina) atuam aumentando a serotonina. Esse aminoácido atua aumentando a serotonina, assim como os antidepressivos, mas de forma muito mais fraca e natural. Alguns estudos descobriram que o triptofano pode aumentar o otimismo e reverter a depressão leve, além de melhorar a qualidade do sono e combater o estresse.

Se você estiver tomando qualquer tipo de antidepressivo, converse com um médico antes de tomar triptofano.

5-HTP

5-HTP é o que o seu corpo produz naturalmente a partir do aminoácido triptofano. A partir daí, o 5-HTP é convertido em serotonina e melatonina. A serotonina é o neurotransmissor responsável por melhorar o humor e o bem-estar emocional, ao mesmo tempo em que ajuda seu corpo a lidar com o estresse.

L-tirosina

Uma das causas da depressão é a deficiência de dopamina, desse modo, como a tirosina aumenta a concentração deste neurotransmissor, acredita-se que pode ter efeitos antidepressivos, melhorando humor e dando motivação. Além disso, estudos mostram que a L-tirosina atua indiretamente nas concentrações de serotonina, através do aumento da noradrenalina.

Vitamina B6

A vitamina B6 é fundamental para a produção de alguns neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, que, por sua vez, estão relacionados com o sistema de recompensa ou bem-estar. Com isso, alguns estudos mostram que ela diminui o risco de depressão e ansiedade.

Erva de São João

A erva de São João é outra maneira de aumentar sua serotonina e, por sua vez, seu humor. Diversas pesquisas descobriram que ele pode reverter a depressão leve a moderada, às vezes tão eficaz quanto os antidepressivos prescritos.

Ela interage com antidepressivos e medicamentos comuns para TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e pode diminuir a eficácia do controle hormonal de natalidade, então, novamente, converse com seu médico antes de experimentá-lo.

Vitamina D3

A vitamina D é um dos suplementos mais importantes que você pode tomar. Ele atua em mais de mil genes e ajuda a equilibrar seus hormônios. Muitas pessoas têm deficiência, principalmente no inverno, e um baixo teor de vitamina D está relacionado à depressão e a sua suplementação melhora o humor.

A felicidade é contagiante

A felicidade e a tristeza são sentimentos contagiantes. Um estudo de 20 anos com 4.700 pessoas descobriu que o quão feliz você é depende da felicidade das pessoas com quem mais interage. Sendo assim, encontre bons amigos, conecte-se com eles e construa uma rede baseada no amor e na gratidão. Parece um pouco clichê, mas pode mudar sua vida.

Leia também Enchendo o Tanque Emocional dos filhos e Como manter uma rotina de exercícios?