Veja como alcançar todo o seu potencial e obter o sucesso tão desejado com alta performance.

O mundo se tornando tão competitivo e imediatista exige que tenhamos uma alta produtividade e, para isso, é preciso se destacar. Desse modo, muitas pessoas buscam atingir a alta performance no trabalho ou em questões pessoais, como por exemplo, em uma atividade física.

A alta performance está relacionada com produtividade e entrega de resultados, ou seja, não adianta apenas fazer, o trabalho tem que ter no mínimo a mesma qualidade. Mas alcançar este nível não é tão fácil para algumas pessoas, simplesmente porque não sabem por onde começar. É por isso que separamos essas dicas para que você consiga conquistar o sucesso.

1. Defina o seu propósito e tenha alta performance

O primeiro passo para alcançar a alta performance é saber aonde você quer chegar. Defina metas e tenha em mente quais os seus objetivos. Uma vez feito isso, ficará mais claro o que deve ser feito para conseguir atingir a linha de chegada.

Além disso, se estamos falando da sua performance profissional, não se prenda a apenas as metas da sua empresa. Crie também alvos pessoais e que até mesmo supere aqueles estabelecidos pelo seu líder. Lembre-se que estamos falando de alta performance, então não fique acomodado: entregue em prazos menores e ultrapasse as metas.

2. Quais as crenças limitantes?

Crença limitante é algo que você acredita e ao mesmo tempo limita e, consequentemente, te mantém na zona de conforto e impede que você se desafie e cresça. Frases muito comuns são: “Eu não nasci com esse talento”, “Eu não sei fazer isso”, “A vida é muito complicada” e “É tarde demais”.

Desse modo, perceba no que você tem aceitado como verdade na sua vida. Será que isso está bloqueando o seu desenvolvimento?

3. Cerque-se de boas influências e tenha alta performance

Outra forma de chegar a alta performance é ter mentores ao seu redor, pessoas influentes e que te acrescentam, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. A mentoria ajuda a desenvolver habilidades técnicas, além de ensinar técnicas para solução de conflitos, direcionamento profissional e até mesmo desenvolver o lado emocional.

Você já ouviu falar sobre Master Mind? São grupos de pessoas que tem como objetivo ajudar uns aos outros a alcançar o sucesso, através de conselhos, compartilhamento de experiências, troca de contatos e muito mais. Geralmente, é necessário ser convidado para participar, mas nada te impede de criar o seu próprio não é mesmo?

4. Crie hábitos de alto desempenho

Tudo o que você costuma fazer no seu dia a dia tem o poder de definir como será o seu progresso e futuro. Ou seja, os hábitos que você tem estão te aproximando do seu objetivo? Eles estão te fazendo ter um alto desempenho ou não? É aí que entra a diferença entre hard work (trabalho duro) e smart work (trabalho inteligente).

Assim, como o próprio nome diz, o hard work é algo realizado durante horas e com muito sacrifício, podendo levar ao estresse, ansiedade e insatisfação. Porém, o que a sociedade exige de nós hoje é máxima produtividade, sem cair a qualidade, com menos esforço. Apesar de smart work não significar que fica tudo mais fácil, as pessoas que escolhem trabalhar desse modo fazem escolhas mais inteligentes e têm hábitos que levam a isso, garantindo mais saúde e satisfação em sua vida.

5. Invista no autodesenvolvimento e tenha alta performance

Antigamente, só era possível ter mais conhecimento se fossemos à escola. Mas, hoje em dia, isso não é mais desculpa, pois na internet está disponível inúmeros conteúdos de alta qualidade sobre diversos assuntos, tanto pagos quanto gratuitos. Por exemplo, você tem um doceria e quer aprender a fazer brigadeiro gourmet ou então é veterinário e quer saber como fazer diagnóstico por raio X? Tem tudo isso na internet.

Desse modo, você é o único responsável pelo seu próprio crescimento. E os benefícios do autodesenvolvimento vão além da melhoria das competências e habilidades profissionais, também resulta em crescimento emocional, mental, social, espiritual e físico.

Leia também Autodesenvolvimento: o que é e como conseguir?