Já parou pra pensar que os resultados que temos em nossas vidas dependem muito do que se passa na nossa cabeça? Nos últimos anos o termo Mindset tem sido muito falado, ainda mais entre os empresários, já que, além da vida pessoal, interfere muito em nossa carreira profissional.
Traduzindo do inglês, Mindset significa “configuração da mente” e, como o próprio nome diz, diz respeito a aspectos da mente humana que determinam os pensamentos e, consequentemente, o comportamento e as atitudes.
Quer saber mais sobre esse fascinante universo da mente? Acompanhe este post que iremos te explicar o que é e como irá ajudar no seu sucesso profissional e pessoal.
O que é Mindset?
De forma bem simples, mindset é a forma que a pessoa enxerga o mundo que está ao seu redor. Mesmo que duas pessoas recebam os mesmos estímulos externos – seja através da visão, tato, olfato, paladar ou audição – elas interpretam essas informações de maneiras distintas, é o que chamamos de subjetividade. Já ouviu aquele ditado: “gosto não se discute, cada um tem um”? É exatamente disso que o Mindset está falando.
Como surgiu o Mindset?
Quem começou a falar sobre esse assunto foi a psicóloga americana Carol S. Dweck, dizendo que a maneira como enxergamos a situação irá afetar as nossas escolhas, o que, por sua vez, determina como iremos levar a vida.
Desse modo, para duas pessoas diferentes, uma mesma situação pode se apresentar como algo bom para uma e ter tendências ruins para a outra, vai depender de como é interpretado e por quem.
Por exemplo, vamos avaliar uma mudança no clima. Uma pessoa ao acordar olha para a janela e vê uma neblina que não consegue enxergar nada, com uma temperatura de congelar, e já logo começa a reclamar dizendo que odeia o frio. Vai ter que trabalhar toda empacotada, o nariz está vermelho, a boca seca e, provavelmente, terá um péssimo dia.
Entretanto, ao mesmo tempo, tem outra que quando vê essa mesma situação já abre aquele sorriso, afinal o calor já estava demais e também estava louca pra usar as novas botas de inverno e o casaco vermelho para ir trabalhar. O dia dela será bem diferente do anterior, não é mesmo?
O Mindset e as características pessoais
É ainda pior quando se refere a uma característica pessoal. Na infância e na adolescência, algumas afirmações de outras pessoas sobre a identidade (feio, incapaz, burro) levam o indivíduo a acreditar que ele é aquilo que ele ouve, podendo perdurar por toda a vida, ainda mais se vier dos pais.
Assim, imagine que uma pessoa está diante de um desafio no serviço e crê que vai conseguir ultrapassar os seus limites e cumprir o que foi proposto, certamente o resultado será positivo. Mas, se alguém sempre ouviu que era incapaz, isso pode fazer com que ele acredite nessas palavras e possivelmente nem irá tentar.
O mindset nessas duas situações estavam completamente diferentes entre os personagens e isso refletiu em como eles iriam encarar o dia e o problema, de forma negativa ou positiva.
Quais são os tipos?
Por certo, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento ou progressivo.
Mindset fixo
As pessoas que tem mindset fixo acreditam que as suas qualidades são imutáveis, ou seja, já nasceram com as habilidades e talentos pré-definidos e nada é capaz de fazer com que sejam aprimorados ou expandidos. Além disso, é esse conjunto que realmente conta para determinar o sucesso e fracasso e, ainda, gastam horas e muita energia tentando provar o seu valor para o mundo o tempo todo.
Dessa forma, a pessoa diante de uma situação já olha e fala: “Nem vou tentar, sei que não consigo!”? E realmente, ela nem tenta. é desse perfil que estamos falando.
Mindset de crescimento
Já o mindset de crescimento são aquelas pessoas que veem oportunidades em todas as situações, pois acreditam que as habilidades inatas são apenas um potencial que pode ser melhorado através do esforço. Assim, caso você não tenha esse talento, ele pode ser adquirido ao longo da vida.
Crescimento é justamente isso. Todos temos um potencial desconhecido, que pode ser descoberto e desenvolvido com muito estudo e dedicação.
Sendo assim, mesmo que uma situação pareça desfavorável, quem tem mindset de crescimento pensa: o que eu posso fazer pra mudar essa realidade? Quais atitudes irão melhorar o meu dia?
Quais os benefícios?
Inquestionavelmente, se você tem um mindset fixo, saiba que é possível trabalhar e desenvolver a mudança de mentalidade para um mindset de crescimento. Assim, poderá conseguir os inúmeros benefícios que essa mentalidade positiva traz para a sua vida pessoal e profissional, como:
- Maior sucesso profissional: ver o lado bom das coisas aumenta a produtividade e a criatividade, o que possibilita encarar mais desafios, além de permitir desenvolver novas habilidades.
- Melhora os relacionamentos: os relacionamentos são muito desgastados quando coisas pequenas acabam se tornando uma tempestade. Sendo assim, o mindset de crescimento deixa a formiga do tamanho de um inseto e não a transforma em um elefante. Além disso, ninguém gosta de ficar perto de pessoas que só murmuram. Já ficou perto de alguém que vê algo positivo em tudo? É muito reconfortante e dá vontade de nunca mais sair de perto.
- A vida fica mais leve: nenhuma pedra no seu caminho é tão grande para fazer com que você pare.
Já identificou em qual tipo de mindset você se encaixa? Para saber é só fazer as seguintes perguntas:
- Como eu lido diante de novas experiências?
- Eu vejo as minhas próprias conquistas?
- Como eu encaro as situações em que fracasso?
- Pequenas coisas são capazes de estragar o meu dia?
- Eu consigo enxergar algum ponto positivo diante das circunstâncias?