3 Ferramentas para você utilizar quando os combinados não são cumpridos

Primeiramente, é importante ressaltar que o combinado é uma ferramentas muito útil para lidarmos com o dia a dia da educação infantil. Assim, ela facilita a construção dos valores, das responsabilidades, das tarefas e da noção de responsabilização de cada um na família.

No entanto, é claro que quando falamos de educação de crianças, também estamos falando que o aprendizado acontece aos poucos até que se chegue ao objetivo. Afinal, as crianças  aprendem sim através das repetições.

Assim, todo dia é um dia , é um dia para cuidar dos aprendizados, e dos valores que estamos construindo. Dessa forma, tijolinho a tijolinho vai se construindo com as crianças. Por isso, é tão importante ser consistente nos direcionamentos, nos limites e na comunicação.  

Certamente, todo dia é dia de ensinar para as crianças que elas não fazem apenas o querem e que precisam também fazer o que é preciso. Dessa forma, é que essa realidade também está sendo aprendida por eles.

Também não estamos falando que a vida é feita de só fazer o que é preciso, é claro. Assim, também haverá aquele momento para fazer o que eu quero (e os pais tem que observar isso para não se tornarem inflexíveis e extremistas também para esse lado!)

Quando os combinados não são cumpridos, o que fazer?

O combinado é muito útil no processo de educação, no entanto, ele funciona todo dia, toda hora? Não, absolutamente não.

Assim,  então o que fazer quando ela não funciona? Quando a criança não cumpri esse combinado? Eis a grande questão e dúvida de muitos pais.

Por isso, eu quero te esclarecer através de um passo a passo o que fazer.

Primeira coisa a se fazer, quando os combinados não são cumpridos.

Primeiramente, faça o exercício de olhar para você mesmo. Visto que, a reação dos pais mediante aos descumprimento do combinado pode gerar um resultado de aprendizado ou um verdadeiro caos, ou seja, pode comprometer o grande resultado esperado.

Assim, é necessário avaliar como você como pai e mãe tem olhado para esse combinado. Assim, você tem tido uma visão cheia de expectativa ou cheia de realidade?

Uma perspectiva pautada na Expectativa, de um ideal perfeito, onde tudo vai caminhar de acordo com o previsto, também gera muita frustração, chateação. Assim, esse tipo de sentimento acaba ocasionando explosões e comportamentos não assertivos.

Entretanto, quando o olhar dos pais está focado na Realidade, que a o dia a dia é pautado por altos e baixos, acertos e erros fica mais fácil absorver e lidar melhor com o resultado que se apresenta, inclusive, quando ele não é correspondente ao que se espera.

Dessa maneira, é necessário diariamente abrir a porta do pensando dos pais para o caminho do aprendizado, de forma que se compreenda que no dia a dia que às vezes vai dar tudo certo, às vezes não, e cada dia é uma oportunidade de aprendizado.

Assim, o combinado é um norte, quando ele não acontece precisa ser relembrado. Com paciência, firme e gentilmente.

Bom, então depois dessa autoavaliação você será capaz de colocar os sentimentos no seu devido lugar você pode optar por uma dessas 3 ferramentas a seguir:

3 Ferramentas para utilizar quando os combinados não são cumpridos

1. Ou você

A criança precisa entender esse princípio de cumprir o combinado ou ela será previsa de algo que gosta para que ela possa fazer o combinado. Segue um exemplo: “ou você faz essa atividade num tempo aceitável, sem enrolar, ou você ficará sem seu tempo de  brincar. Por que eu estou entendendo que você está com dificuldade de gerenciar o seu tempo, e está precisando de mais tempo para fazer isso e fará no horário de brincar.”

2. Consequência

A criança precisa entender que as escolhas dela produzem um resultado, uma consequência de acordo com suas escolhas. Um exemplo: filho como você não fez o que deveria como combinado, ao invés de brincar você passará o tempo da brincadeira fazendo o que combinamos.

3. Conversa sobre desconsideração

A criança é convidada através de uma conversa a entender como você pai e mão se sente quando ela não cumpri o combinado. Aqui conversa de maneira tranquila, falando dos seus sentimentos e em como você se sente desconsiderada e os efeitos desse descumprimentos.

O que há de diferente nessas técnicas?

A diferença que essas técnicas podem proporcionar é sobretudo o lugar que os pais ocupam nela. Assim, é possível não ser pais carrascos que esta castigando os filhos. Os filhos estão fazendo as escolhas deles e são responsáveis pelo que acontece. Dessa maneira, os pais estão livres para se solidarizar, ser empáticos na tristeza e na frustração deles de estarem vivendo uma parte ruim da consequência da escolhas deles.

Então o convite para você pai e mãe hoje é: acordem e vivam cada dia cientes que cada dia traz seus aprendizados, que eles não serão perfeitos, tudo não vai funcionar perfeitamente como combinado.

Assim, estar preparado para essa REALIDADE, nos ajuda a viver uma maternidade e paternidade e mais leve e equilibrada!

Saiba mais em Castigo ou consequência sabe a diferença?