Você sabia que o pessimismo pode afetar seu cérebro? Saiba então como se tornar uma pessoa mais otimista.

Ver o lado bom das coisas pode ser a chave para garantir o sucesso profissional e pessoal, mas nem sempre é tão fácil assim. O nosso cérebro tem mais capacidade de armazenar experiências e eventos negativos do que positivos. Além disso, é normal termos pensamentos desagradáveis quando vivemos esses tipos de situações. Porém, o pessimismo pode causar danos físicos às células do cérebro, sendo este um dos motivos que se torna ainda mais necessário ser mais otimista.

Mas eu tenho uma boa notícia para você. Existem algumas pequenas mudanças em nossas atitudes que podemos fazer para nos tornar mais otimistas. Quer saber como? Então veja a seguir 12 dicas que irão te ajudar.

1. Decida ser otimista

O primeiro ponto que deve ser considerado é que você deve decidir ser otimista. Escolha ver o mundo por uma perspectiva construtiva, positiva e funcional. Com isso, você começará a ver as vantagens que isso lhe trará, como mudança no humor, nos relacionamentos, na vida profissional e muito mais.

2. Concentre-se no seu sucesso, para ser mais otimista

É muito mais difícil reconhecer aquilo que temos e somos capazes de alcançar do que o sucesso dos outros. Assim, comumente diminuímos a importância e a magnitude das nossas conquistas. Desse modo, seja menos crítico consigo mesmo, concentre-se no que você já conseguiu alcançar e o que ainda tem a oferecer.

3. Reconheça os pensamentos negativos e mude o foco

Quando vier um pensamento negativo, reconheça-o e pense em algo positivo para dizer, mesmo sem vontade. Com o tempo, isso se tornará algo natural e o pessimismo vai parar de fazer parte da sua vida.

4. Foque na solução, para ser otimista

Geralmente, nos concentramos mais nos problemas do que na solução. Mas isso não nos leva a lugar nenhum, pois as circunstâncias irão continuar presentes. Pode parecer difícil, entretanto, ao invés de pensar sobre o que poderia ter feito para impedir o que aconteceu, procure uma estratégia para ultrapassar este obstáculo.

5. Deixe o passado para trás e seja otimista

Mesmo que pareça algo grande, não há nada que você possa fazer que apague o passado. O importante é como você lida com as consequências. Foque no agora e para isso exercícios de mindfulness são ótimos. Mindfulness é também chamado de atenção plena e se refere a um conjunto de práticas que capacitam alguém estar totalmente presente, ou seja, de corpo e mente.

6. Mire nos aspectos positivos

Apesar dos eventos terem grande impacto em nos deixar felizes ou tristes, o que mais conta é a nossa reação a eles. Desse modo, concentre-se nos pontos positivos, mesmo que a situação se apresente ao contrário disso. Além disso, haja dessa forma com as pessoas também, procurando prestar mais atenção nas qualidades e não nos defeitos.

7. Se envolva com pessoas positivas e seja otimista

Conviver com pessoas negativas, que vivem reclamando de tudo o tempo todo, só vai piorar a situação. Assim também, cercar-se de pessoas otimistas, que conseguem enxergar o lado bom das coisas, irá alimentar esse sentimento e esse tipo de pensamento. Mas isso também vale para outros tipos de estímulos, como música, notícias, livros e filmes.

8. Seja grato

Você já parou para agradecer todas as coisas boas que acontecem com você? Já parou pra pensar que nem todo mundo tem as mesmas oportunidades e privilégios? Ao invés de focar no que não pode fazer, no que deu errado ou no que não possui, seja grato e mentalize aquilo que deu certo, o que pode fazer e o que possui.

9. Ajude outras pessoas e se torne mais otimista

Muitas pessoas conseguem encontrar o otimismo ajudando outras pessoas, as vezes sendo gentil, fazendo um elogio, tendo um tempo de qualidade ou fazendo doações. Além de agradar os outros, isso alimenta os próprios sentimentos positivos.

10.  Saiba que imprevistos acontecem

Pode ser que você planejou tudo com muito cuidado e atenção, mas algumas coisas ruins que estão fora do seu controle podem acontecer. Devemos então aceitar que vai haver imprevistos e não há como prever quando, onde e como vai ser.  A partir do momento que tiramos de nós a responsabilidade de tentar controlar tudo, um peso sai das nossas costas e a vida fica mais leve.

11.  Encontre alguém que te inspire e seja mais otimista

Sabe aquela pessoa tão alegre e otimista que até contagia? Não importa quem seja, uma celebridade, amigo ou familiar, se espelha nessa pessoa e quando vier algo que possa criar pensamentos negativos, faça essa pergunta: “O que fulano faria se estivesse no meu lugar?”.

12.  Pratique resistência

Não deixe que os problemas sejam maiores do que a sua capacidade. Saiba que as perdas, o estresse e o fracasso não são capazes de dominá-lo, além disso, podem ser úteis para você aprender a reagir diante das circunstâncias.

Entretanto, isso não quer dizer que precisamos ser otimistas o tempo todo, até porque ninguém consegue realizar essa proeza. O importante é apenas ter mais pensamentos positivos do que negativos, pois o medo, a tristeza, a preocupação e a raiva fazem parte de nossa vida e elas também são necessárias para o nosso crescimento e aprendizado.