Aprenda como acordar com bastante energia, disposição e uma dose de bom humor.

acordar melhor
Fonte: marymarkevich – br.freepik.com

Para que o corpo funcione corretamente é necessário uma determinada quantidade de sono e que este seja de qualidade, assim, conseguirá acordar com as energias renovadas, pronto pra mais um dia.

Entretanto, a maioria das pessoas já acordam querendo dormir de novo. E é como você começa o dia que muitas vezes define como será o restante dele. Mas, são os hábitos que têm tornado tão difícil dormir bem e, assim, conseguir acordar com disposição e bom humor. A boa notícia é que pequenas mudanças na rotina já são capazes de melhorar significativamente a forma que encara o dia. 

1. Tenha uma rotina para dormir para acordar melhor

Não são apenas os bebês que precisam de rotina para dormir bem a noite toda. Para conseguir acordar bem é preciso dormir bem também e para isso estabeleça algumas coisas, para que não tenha nenhum problema em ir deitar e de fato conseguir dormir. Primeiramente, assistir TV é apenas na sala, não no quarto, e tablet e celular devem estar longe da cabeceira da sua cama. Acontece que a luz azul emitida por esses aparelhos estimulam o sistema nervoso, fazendo com que demore mais para dormir e, consequentemente, piorando a qualidade do sono, a qual é extremamente importante para a hora de acordar. Não tem como descansar se teve uma péssima noite de sono.

2. Agilize as coisas para o outro dia

Nada mais estressante do que ter que fazer as coisas na correria de manhã. Portanto, separe a roupa que vai usar no outro dia, já deixa o café da manhã adiantado e a bolsa ou pasta organizadas. Assim, você não corre o risco de esquecer nada e pode fazer tudo com mais tranquilidade.

3. Alimentos leves e nada de álcool, para acordar melhor

A digestão durante a noite é mais lenta. Por esse motivo, alimentos muito pesados, ou seja, de difícil digestão ou então comer muito pode provocar desconforto e distensão abdominal, além de gases e até mesmo refluxo.

Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas antes de dormir, já que o álcool irrita a parede do estômago, causando um desconforto gástrico a noite toda, além de estimular o organismo e aumentar a diurese, o que faz com que tenha que levantar mais vezes durante a noite para ir ao banheiro.

Nestes casos, o sono será comprometido e, assim, não haverá descanso adequado, o que prejudica a disposição no outro dia.

4. Uma boa quantidade de sono

Estudos mostram que pessoas que têm menos de 7 horas de sono por noite têm a sensação de acordar meio grogue e este é um hábito ruim. O ideal são 8 horas, mas isto é muito individual, sendo que geralmente quem precisa menos do que isto é porque tem poucos exercícios físicos inclusos em sua rotina, por isso sentem que precisam descansar menos.

5. Acorde todo dia no mesmo horário

Quando você se submete a acordar todos os dias – sim, os finais de semana estão incluídos – as fases do sono ficam alinhadas e o seu corpo acostuma com aquela situação. O organismo gosta de rotina. Apesar dos primeiros dias serem difíceis, sem perceber, aos poucos você começa a gostar e consegue aproveitar mais.

Saiba que ao mesmo tempo que dormir pouco faz mal, dormir em excesso prejudica a saúde mental a longo prazo. Então cuidado para não acabar dormindo o final de semana todo.

6. Coloque o corpo para funcionar, para acordar melhor

Já está mais que comprovado os benefícios das atividades físicas para a saúde. Mesmo que não tenha uma rotina de exercícios, é importante começar, pois uma corrida, pedalada, caminhada ou até mesmo um alongamento liberam endorfinas, que dão a sensação de bem-estar e controla o estresse. E fazer isso de manhã é ainda melhor, pois essa sensação vai começar logo cedo, dando muita disposição durante todo o dia.

7. Luz aos poucos e um bom banho

A luz do dia influencia o ciclo circadiano, que é aquele que regula todo o funcionamento do corpo. Quando o sol reflete sobre as pálpebras, ocorre a redução da produção de melatonina – hormônio que induz o sono – e o aumento da produção de cortisol, o que irá interferir de forma positiva o desempenho cerebral durante o dia. Portanto, é importante se expor à claridade do dia, não de forma abrupta, mas aos poucos.

Além disso, o banho com uma temperatura mais fria é um verdadeiro despertador natural e combate a fadiga, deixando o cérebro mais alerta. Mas, para não assustar, pode começar com a água mais quente e ir reduzindo a temperatura aos poucos.

8. Ouça música, para acordar melhor

Os sons dos despertadores não ajudam em nada quando o assunto é acordar. O melhor a se fazer é colocar uma música, de preferência alguma que goste. Pesquisas mostram que a música é capaz de liberar um neurotransmissor chamado dopamina, sendo que a principal característica está em sua ação chamada de sistema de recompensa, ou seja, a estimulação do prazer. Além disso, atua em diversas regiões do cérebro e influencia as nossas emoções, aprendizado, humor, atenção e sono.

9. Beba água

O corpo se encontra desidratado ao acordar, pelo fato de ficar muitas horas dormindo sem beber água. Desse modo, uma das primeiras coisas a se fazer é beber um copo de água para que o metabolismo fique em ordem novamente e retorne às funções mais rápido.

10. Não se esqueça do café da manhã

Essa é a refeição mais importante do seu dia e pular o café da manhã é um dos piores hábitos. Como você passou a noite toda sem comer, a glicose e os nutrientes estão reduzidos de forma significativa na corrente sanguínea. Desse modo, é necessário se alimentar bem e com alimentos saudáveis para nutrir as células do corpo, principalmente os neurônios, o que irá aprimorar as capacidades mentais durante o dia.

Ainda, existem alimentos que possuem substâncias que atuam no cérebro seja através do aumento do fluxo sanguíneo cerebral, aumento da produção de neurotransmissores ou como antioxidantes.

Portanto, selecione os alimentos certos e não se esqueça de tomar o seu café da manhã, para ter um dia bastante produtivo.