Nem sempre é fácil adquirir e manter bons hábitos, mas com essas dicas será possível desenvolver uma boa rotina e superar os desafios.

É muito comum decidirmos mudar alguns hábitos e depois de um tempo acabar desistindo por muitos motivos. Você se lembra do que havia prometido realizar na virada do ano? Conseguiu cumprir? A maioria das pessoas não conseguiram.
Não é fácil criar e manter bons hábitos, afinal já estamos tão acostumados a levar a vida do jeito que está que incluir ou excluir algo dela se torna um processo doloroso e impossível aos nossos olhos.
Essa sensação de incapacidade e de imutabilidade pode sim bater a sua porta, no entanto, você pode sim manda-la ir embora da sua mente, a final, você pode conseguir sim realizar tudo que você se propor a fazer e buscar disciplina para isso.
Mas não desanime, temos algumas dicas para te ajudar a ter bons hábitos e, principalmente, a não desistir no meio do caminho.
1. Defina um objetivo e a motivação para manter bons hábitos
Antes de querer adquirir um hábito, você tem que ter em mente qual o motivo que está levando você a buscar praticá-lo. Por exemplo, você quer começar a fazer alguma atividade física, mas o que vai te incentivar a começar e, principalmente, a continuar é o porque quer fazer isso. Quais são seus objetivos? Aonde quer chegar? Se tiver uma motivação, seja qual for, é bem provável que se torne um hábito. Inclusive, acompanhar o progresso pode ser uma motivação. Quando vê que muita coisa melhorou a partir do momento que começou a ter bons hábitos, vai te deixar bastante entusiasmado a continuar.
2. Teste por 21 dias
O início pode ser bastante difícil, principalmente se você tem um pouco de aversão àquilo que está querendo que se torne um hábito. Mas desistir logo de cara também não é uma opção. Sendo assim, desafie você mesmo a permanecer neste hábito por pelo menos 21 dias. Estudos mostram que esse tempo é o ideal para que o corpo e seu cérebro se adaptam e acostumam com o novo hábito ou até mesmo abandonar um antigo. Tenha bastante paciência durante esse período, algumas pessoas se adaptam muito rápido, enquanto outras demoram um pouco mais. Apenas dê tempo a si e um passo de cada vez.
3. Antecipe contratempos
Nem sempre a situação estará totalmente favorável para você. E é para esse momento que você deve ter um planejamento adequado e estratégias para contornar a situação. Por exemplo, você quer começar a correr todos os dias, mas quando vê está um temporal lá fora. O que fazer? Uma opção seria substituir essa atividade por um outro exercício aeróbico que dá pra fazer em casa ou talvez você tenha uma estratégia melhor.
Ou seja, tenha sempre um plano B, visto que deixar de fazer a atividade programada pode abrir brechas para o desanimo e não é isso que você quer, não é mesmo?
O importante é não desistir mesmo quando parece ser difícil. Ao mesmo tempo, não se condene por ter errado em algum momento, isso acontece. Cuidado com a auto cobrança, lembre-se que você não é uma máquina.
4. Crie um hábito que leva a outro hábito
Sempre existe um hábito ligado a outro e, geralmente, são esses que são mais fáceis de ser perseverante. Desse modo, busque atividades que se relacionem. Por exemplo, se você quer caminhar todos os dias de manhã, tente dormir mais cedo, para que no outro dia tenha bastante disposição.
Se você deseja fazer uma atividade física diariamente, beber bastante água durante o dia também irá te auxiliar, assim como, fazer bem a sua saúde. Assim, faça um mapeamento de hábitos complementares para que você tenha consciência de todas as melhoras que sua persistência poderá lhe proporcionar.
5. Preste mais atenção em suas atitudes para manter bons hábitos
Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de se manterem em um bom hábito pelo simples fato de não prestarem atenção nas próprias atitudes, estão no piloto automático. Desse modo, tenha mais consciência do que tem feito, assim fica mais fácil de pensar antes de agir e, assim, fica mais fácil mudar o comportamento.
Assim, a busca por mais consciência de suas atitudes possibilitará que você alcance a tão sonhada constância e consiga manter bons hábitos. Nesse caso o auto conhecimento é um bom aliado!
6. Se inspire
Sempre tem alguém em que possamos nos espelhar. E na hora de criar bons hábitos, nos cercar de pessoas que nos inspiram é muito importante e ajuda a transformar a atividade em rotina. Desse modo, busque boas referências no assunto, pessoas e profissionais que você admira, pois eles são o resultado de que aquele hábito mudou e melhorou a própria vida.
Assim, se cercar de boas referências, companhias que estão em busca do mesmo objetivo que o seu, certamente, vai facilitar o seu processo e até mesmo te impulsionar para o seu objetivo.
Mas, cuidado para não se frustrar, lembre-se que os resultados podem depender do fator individualidade – às vezes uma pessoa consegue alcançar o resultado mais rápido e, inclusive ter melhores resultados. Com isso, não se compare e fique feliz com os seus próprios resultados.
Aliás, tão importante quanto alcançar o objetivo é comemorar as conquistas, mesmo que no início elas sejam pequenas, não perca a oportunidade de se alegrar. Assim, celebre você e cada dia de hábito concluído com sucesso!
7. Sempre inove e melhore
Mesmo que você já tenha transformado aquela atividade em um hábito e está plenamente implantada em sua vida, busque sempre o aperfeiçoamento. Por exemplo, se você queria correr todos os dias durante 30 minutos, aumente para 45 minutos. O importante é não estagnar e buscar constantemente novas metas, objetivos e motivações.
Os desafios são altamente estimulantes e pode proporcionar uma adrenalina saudável para seu processo de conquista.
Dessa forma, busque constantemente por novos desafios e novas inspirações. Claro, vivendo um dia de cada vez, sem perder a leveza e a alegria de conquistar um novo hábito que contribuirá para seu equilíbrio corporal, mental e emocional.
Se você gostou desse post veja também Cuidados com a pele, bora começar! e Autocuidado: o segredo é começar