Para se ter um relacinamento saudável é bem dificil não é mesmo? Ainda mais depois que temos filhos. Nesse sentido, as nossas crianças, ou adolescentes requerem muito da nossa atenção e cuidado. Por causa disso, muitas vezes acabamos deixando nossos paraceiros de lado. Isso não pode se tornar uma realidade, a final queremos um relacionamento saúdavel e uma familha bem estruturada.
Pensando nisso, hoje resolvi compartilhar algumas dicas importantes para melhorar os nossos relacionamentos. Então se liga nesse post e vamos de diquinhas.
1. Dialogo!
Em primeiro lugar, precisamos entender que para termos um relacionamento saúdavel, precisamos de um bom diálogo, pois casais que se comunicam evitam suposições, desentendimentos, além disso podem expressar seus desejos de forma mais harmônica e sem brigas. Portanto, uma boa conversa ajuda nas resoluções dos problemas e nos a dá mais confiança.
2. Respeito!
O convívio diário exige muita paciência e respeito para que as práticas individuais de cada um possam ser respeitadas. Dessa forma, seja compreensivo com a personalidade, os hobbies, os gostos e projetos pessoais do seu parceiro.
Nesse sentido, devemos nos lembrar de que ninguém precisa se anular porque se casou ou decidiu formar uma família. Nesse tópico, temos que incluir a dica anteriores, pois quando temos um dialogo, respeitar as diferenças uns dos outros se torna mais fácil.
3. Gratidão e reconhecimento, para fortalecer o relacionamento!
Expressar amor, admiração e gratidão ao parceiro é a “receita” perfeita para curar a distância emocional. Manter um relacionamento saudável é um trabalho que exige muito esforço e dedicação, além de simples elogios, agradecimento, perdão, reconhecimento. Por isso, essas atitudes farão a diferença.
Portanto, em vez de ficar sempre procurando faltas ou desculpas, tente encontrar as vantagens que você gosta do seu parceiro e certifique-se de expressá-las.
4. Um tempo a sos é essencial!
Você deve ter lido em algum lugar sobre a importância de reservar um tempo para os casais na agenda, certo? Isso porque é preciso construir relacionamentos saudáveis, principalmente depois que os filhos chegam. E não se trata necessariamente de sexo, mas também pode ser. Porém, de um pouco de distração e de curtir o tempo dedicado a ser um casal.
Lembre-se dos programas que já fez quando estavam namorando, como sair com os amigos, assistir filmes, ir ao cinema, sair para jantar, ou qualquer outro programa romântico que guarde a paixão entre vocês. Dessa forma, o que importa não é a quantidade, mas a qualidade do tempo juntos, então, neste momento, separados dos filhos, do trabalho ou das tarefas domésticas, concentre-se e aproveite cada segundo de estar com seu parceiro.
Claro, nem todo casal tem uma rede de apoio para ajudar a manter os filhos, então mesmo depois que os filhos adormecem, eles podem até assistir TV em casa durante esse tempo solitário.
5. Falando de sexo!
É muito comum que muitos casais se separem, pois o relacionamento esfria e a vida sexual se torna sem graça. Isso pode ser por falta de tempo ou até mesmo interesse. Dessa forma, a falta de tempo torna o trabalho difícil. Além disso, o trabalho e os filhos exigem tanto esforço que dormir é a primeira prioridade à noite.
Porém, se você quiser acender uma chama e salvar sua química, coloque o sexo em primeiro lugar. Quando houver falta de interesse por sexo por algum motivo, converse com seu parceiro. Por isso, lembre-se que o diálogo é sempre a melhor maneira.
6. Ajustes de expectativas no relacionamento!
Às vezes, os parceiros não são sensíveis para entender quais são as expectativas da outra parte. Isso é muito comum. Portanto, eles finalmente entraram em uma discussão que poderia ser facilmente resolvida por meio dos ajustes esperados.
Informe a outra pessoa sobre suas expectativas e saiba quando ela não puder atender aos seus desejos. Normalmente, o problema é que se espera que o parceiro tenha algo que ele não tem ou não pode fazer. Tudo bem! Um relacionamento é composto por duas pessoas, elas precisam estar dispostas a abrir mão de seus desejos e podem entender e aceitar as limitações uma da outra.
Portanto, todos dizem que o início de um relacionamento é sempre a melhor fase para um casal, mas nem sempre é assim. Use a intimidade, a amizade e a companhia que você construiu ao longo do tempo para fazer de hoje o seu melhor palco!
Se você gostou deste texto leia também: O casamento sinônimo de Porto Seguro e Parceria na vida a dois, é possível?