Ah como é gostoso brincar! Mas, qual a importância do brincar no desenvolvimento infantil? As crianças vivenciam nas brincadeiras o desenvolvimento infantil de forma bem natural, de tal forma, que talvez para nós possa até passar despercebido.

Outro dia eu me lembrava de alguns momentos que vivi já adulta. Um tempo com muitas brincadeiras, como rouba bandeira, queimada, junto com um grupo de Jovens e adolescentes “E nossa, como me diverti!”.

Quando temos a oportunidade de vivenciar experiências como estas, podemos imaginar e experimentar a sensação do que é o brincar na vida de uma criança.

Sendo assim, para além do divertimento, as brincadeiras tem um papel muito importante para um desenvolvimento infantil saudável. Continue lendo o texto para entender mais sobre o assunto.

Qual a importância do brincar no desenvolvimento infantil?

Brincar é experimentar, explorar e descobrir! Dessa forma, as crianças absorvem o mundo, elaboram suas emoções e exploram limites da realidade e da imaginação. Assim, por meio das brincadeiras elas se desenvolvem e também melhoram a interação com outras pessoas.

Além disso, os benefícios das brincadeiras são inúmeros, na primeira infância em especial, e depois nas outras fases do desenvolvimento. Diante disso, elas podem assumir o papel de desenvolvimento mental muito forte, bem como, trabalhar as relações sociais, regras e interação.

Sendo assim, vale muito a pena investir tempo da rotina dos nossos filhos dedicado ao desenvolvimento, através de brincadeiras simples e bem tradicionais.  

Como elas contribuem para o desenvolvimento infantil

Em primeiro lugar, as brincadeiras contribuem através do desenvolvimento da imaginação, da interação, da estimulação do cérebro, assim como, das emoções e da maturidade da criança em relação as regras sociais.

As brincadeiras contribui com o desenvolvimento da saúde mental e desenvolvimento físico. Dessa forma, bincando as crianças aprendem coisas novas, exercitam a imaginação, vivenciam o uso dos sentidos e diversas emoções com alegria, entusiasmo, frustração, entre outras.

Assim, durante uma brincadeira o céu é o limite: para a diversão, tanto quanto para as possibilidades de desenvolvimento. Deu para entender a importância do brincar no desenvolvimento infantil?

5 brincadeiras que promovem desenvolvimento infantil

1. Brincadeira Faz de conta

Esse tipo de brincadeira gera o desenvolvimento no processo de criação.

Assim, também desenvolve noções de tempo, além de ser uma oportunidade da criança expressar seus sentimentos, como tristeza, ou alegria.

Com certeza, vale muito a pena investir tempo brincando de faz de conta. Dessa forma, se o seu filho não tem esse hábito, procure estimula–lo, brinque com ele. No início, você deve conduzir a imaginação dele e assim você vai perceber que ele ficará treinado e deixará a imaginação fluir!

2. Brincar de massinha

Sem dúvidas, a brincadeira de massinha também pode melhorar a imaginação. Isso por que, as crianças mais novas que ainda não conseguem fazer com perfeição os objetos podem imaginar, ou , as maiores podem imaginar a partir do objeto criado.

Além disso, a massinha também tem um importante papel no desenvolvimento da coordenação motora, grossa e fina. Assim, por meio do exercício com a massinha os músculos das mãos vão se fortalecem, o que ajuda muito no processo de aprendizagem e na hora de colorir.

3. Amarelinha

Com certeza , essa brincadeira fez parte da nossa infância, não é mesmo?

Quem que não deu algumas boas risadas pulando amarelinha?

Assim, além de ser super gostoso de brincar, essa brincadeira trabalha as noções de regras sociais e a importância de cumpri-las, bem como, noções numéricas, noções de espaço e desenvolvimento dos músculos.

Se você nunca brincou de amarelinha com seu filho, já fica aí uma boa sugestão para o fim de semana.

4. Jogo da memória

Com o intuito de desenvolver a memória, como o nome já diz, essa brincadeira é também muito importante para desenvolver a atenção e a confiança. Essas habilidades são de grande valia para o desenvolvimento do pensamento e das emoções.

É diversão garantida e aprendizado junto!

5. Brincadeiras de Pula corda

Como já dizia a música “de todas as brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda”.

Antes de mais nada, é importante reconhecer que essa brincadeira atrai à atenção e a alegria das crianças. Dessa forma, pular corda trabalha o ritmo, sons, e a coordenação motora.

Por isso, além de ser muita diversão, também dá muitas possibilidades de desenvolvimento.

Enfim, você já tem muitos motivos que mostram a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Dessa forma, sempre que possível, ainda, tire um tempo para brincar com seu filho. Assim, vocês ainda terão muitas oportunidades de conexões.

Assim, todas essas brincadeiras e é claro que não são só estas, estão disponíveis para encaixa-las na rotina das crianças.

Sugiro que na organização da sua rotina com seus filhos, você coloque uma dessas brincadeiras por dia da semana, é isso que chamo de brincadeira direcionada. Saiba mais nesse texto!

Aproveite cada momento com seu filho, aproveite para viver com ele a sua infância e também apoia-lo na exploração de sues talentos e no seu desenvolvimento.